Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Qui | 01.08.13

Os símbolos da monarquia portuguesa

Blog Real

A Bandeira

A última bandeira da Monarquia entrou em vigência pelo decreto de 18 de outubro de 930, emitido pelo Conselho de Regência em nome da rainha Maria II de Portugal, Conselho esse que se achava exilado na Ilha Terceira, no quadro da guerra civil de 1832-1834.

Este, determinava que a bandeira nacional passasse a ser verticalmente bipartida de branco e azul, ficando o azul à tralha; sobre o conjunto, ao centro, deveria assentar as armas nacionais, metade sobre cada cor.

O branco e o azul tinham sido adoptados como cores nacionais por decreto das Cortes Gerais da Nação de 22 de Agosto de 1821, na sequência da revolução liberal do ano anterior. A bandeira nacional tinha, no entanto, mantido a mesma ordenação, com o campo totalmente em branco.

Reza a tradição que a primeira bandeira constitucionalista teria sido bordada pela própria rainha Maria II de Portugal e trazida para o continente pelos Bravos do Mindelo, quando desembarcaram nas proximidades em Vila do Conde para conquistarem o Porto, onde viriam a ficar situados ao longo de mais de um ano.

Tem-se gerado alguma controvérsia acerca das proporções do branco e do azul nesta bandeira; a bandeira para uso terrestre era igualmente bipartida de branco e azul; a para uso naval, essa sim, apresentava o azul e o branco na proporção de 1:2, um pouco à semelhança do que sucede com o actual pendão nacional português.

Ao mesmo tempo foi introduzido um novo Jaque Nacional para os navios de guerra. Era branco, com uma orla azul e as Armas Nacionais ao centro. Foi também introduzida uma nova Flâmula Nacional, azul e branca.

 

Brasão

 

Hino

Hino da Carta (Hymno da Carta na grafia antiga) foi o hino nacional de Portugal entre maio de 1834 e outubro de 1910. Escrito pelo Rei D.Pedro IV, em homenagem à Carta Constitucional que o próprio outorgou aos Portugueses em 1826.

O hino generalizou-se com a denominação oficial de Hymno da Carta, tendo sido considerado oficialmente como Hymno Nacional e por isso obrigatório em todas as solenidades públicas, a partir de Maio de 1834.

Com a música do Hymno da Carta compuseram-se variadas obras de natureza popular (modas) ou dedicadas a acontecimentos e personalidades de relevo, identificando-se em pleno com a vida política e social dos últimos setenta anos da Monarquia em Portugal.

Letra:

I
Ó Pátria, Ó Rei, Ó Povo,
Ama a tua Religião
Observa e guarda sempre
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

II
Ó com quanto desafogo
Na comum agitação
Dá vigor às almas todas
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

III
Venturosos nós seremos
Em perfeita união
Tendo sempre em vista todos
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

IV
A verdade não se ofusca
O Rei não se engana, não,
Proclamemos Portugueses
Divinal Constituição

(Coro)
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Manuel Rocha

    05.06.16

    No meu parco entender e à falta de herdeiros directos presentes no reino, D João VI nomeou um conselho de regência encabeçado por sua filha Dona Isabel Maria.
    O Conselho de Regência envia uma delegação ao Brasil e confirma D. Pedro legítimo herdeiro ao trono português.
    D. Pedro IV, depois de outorgar a Carta Constitucional (1826) que irá substituir a aprovada em 1822, abdica da coroa em favor de sua filha Dona Maria da Glória, Que é prometida a D. Miguel com quem devia celebrar esponsais.
    D. Miguel, que também se encontra fora do pais Viena), celebra esponsais com sua sobrinha, jura didelidade à Constituição de 1826 e assume a Regência em nome de sua sobrinha Dona Maria da Glória (1828).
    Como regente e à rebelia da Constituição vigente (1826) reúne cortes à maneira anterior à de 1822 (1ª Constituição Liberal) e faz-se aclamar rei. Estava assim, num golpe palaciano, restaurado o absolutismo em Portugal.
    Alertado para o que se passava, D. Pedro, abdica da coroa do Brasil em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara e ruma à Europa, angariar apoios, centra-se nos Açores onde reúne uma força de 7500 bravos que desembarcam na Praia dos Ladrões, daí entrando no Porto, sem grande oposição. Segue-se o Cerco do Porto e a História leva o seu rumo.
  • Sem imagem de perfil

    Nuno Ramos

    05.06.16

    Sr. Manuel Rocha,

    O Sr. falou MUITO BEM quando escreveu, "NO MEU PARCO ENTENDER". Pois, nesta matéria, é fácil perceber que o seu entender, é realmente parco. E porque ninguém nasce ensinado, passo a explicar.
    Antes de mais, nenhum Rei, pode nomear o Seu sucessor e foi por isso, que Dom João VI apenas nomeou um "Conselho de Regência" até que o herdeiro legítimo aparecesse. Que, para todos os efeitos, seria o traidor do primeiro Imperador do Brasil, que, infelizmente, ou graças a Deus, PERDEU todos os direitos ao trono, ao pegar em armas contra a pátria e o Rei, quando decidiu dar a Independência ao Brasil!!! Mas, dizia eu, quem sempre teve o PODER DE ESCOLHER um Rei para Portugal, foi O POVO português, reunido em Côrtes Gerais, ou seja, o CLERO, a NOBREZA e o POVO, os 3 braços da Nação!!! Esses é que tinham o poder de escolher e Aclamar um Rei para Portugal!!! Tudo o resto FOI ILEGÍTIMO e ILEGAL!!! Essa história da Carta Constitucional, FOI A PRIMEIRA ILEGALIDADE DA MAÇONARIA, que impuseram ao Povo uma Constituição, sem os consultar previamente!!! O povo já tinha a CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA que vinha sendo aperfeiçoada desde 1143. E não precisava de nenhuma outra!!!
    E se Dom Miguel fosse igual ao traidor do irmão, teria aceitado o acordo que lhe prepuseram e teria sido um Presidente Coroado e teria tido o Seu tacho, etc, etc. Mas, como o POVO exigiu que Ele subisse ao trono, para defender ao POVO os seus FOROS, USOS e COSTUMES, Ele acedeu e por isso lutou!!!

    Em suma, NUNCA houve absolutismo algum, em Portugal nessa altura, pois o povo sempre se governou nos seus Municipios!!! A Carta Constitucional foi ILEGAL e ILEGITIMA e o Pedro Brasileiro, NÃO TINHA NADA PARA ABDICAR NA FILHA, pois tudo perdera aquando da sua traição para com a Pátria e o Rei seu pai!!!
    Quanto ao Golpe Palaciano que o Sr. Rocha fala, INFORME-SE MELHOR, ESTUDE VERDADEIRAMENTE A NOSSA HISTÓRIA, para não incorrer no risco de dizer baboseiras, porque esse "golpe", a ter existido, foi apenas na sua cabeça meu senhor!!! Na realidade, reuniram-se Côrtes Gerais como sempre se haviam reunido, antes da Maçonaria tomar o poder de assalto, esses sim, LADRÕES E BANDIDOS e forem as Côrtes Gerais com MAIOR REPRESENTAÇÃO POPULAR que Portugal já vira até então!!! Ou o Sr. acha que o POVO português lutou todo do lado do Rei Dom Miguel I, porquê, por serem atrasados mentais, ou porque haviam sido ELES a Aclama-Lo como Rei legítimo de Portugal!!!???
    Os Liberais, que é como quem diz a Maçonaria, eram apenas UM PUNHADO DELES!!! E não fosse a Intervenção da Quadrupla-Aliança, as Forças ESTRANGEIRAS, jamais o Liberalismo teria sido implementado em Portugal!!! E, mesmo depois da Capitulação de Évoramonte, existiram mais 3 ou 4 levantamentos POPULARES contra o Liberalismo, tais como a Maria da Fonte, a Patuleia, etc. E de todas essas vezes, foram OS ESTRANGEIROS que vieram matar portugueses para impor o Liberalismo!!! Esta é que é a verdade histórica e pode ESTUDA-LA em vários documentos de época, Sr. Rocha!!!

    Cordialmente,
    Nuno de Almeida Ramos.
  • Sem imagem de perfil

    João Mendes Pinto

    12.07.16

    Este «blog» anuncia-se logo como defensor da monarquia constitucional, o que no sec. XXI significa uma monarquia apartidária e na qual devem caber todos os partidos e sensibilidades, como em Espanha, desde a direita até ao P. Comunista. É estranho e condenável que apareçam por aqui textos de extrema-direita de um retrógrado que roça o ridículo. Se este blog quiser continuar deve ficar-se pela História e fugir da política, honrar os nosso últimos reis e mandar os absolutistas para blogs deles onde possam defender as suas ideias de século XVIII.
  • Imagem de perfil

    Blog Real

    15.07.16

    Este blog defende a monarquia e defende a monarquia. É óbvio que falamos da família de D.Duarte porque é a família dele que representa a Casa Real Portuguesa. Tal como também falamos da história da monarquia portuguesa, reis de Portugal, tradições, etc.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.