Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


As Ligações incríveis dos Bragança

por Blog Real, em 05.09.15

digitalizar00572

 Ver melhor a imagem aqui

A família real portuguesa está representada em todas as casas reais católicas europeias. Os Bragança são também aparentados do Rei Juan Carlos – que é primo em terceiro grau da actriz Brooke Shields – e de um dos homens mais ricos da Alemanha.

Quando D. Miguel I partiu para o exílio em 1834, deixou tudo em Portugal, excepto o prestígio que lhe abriu as portas das casas reais europeias. Em plena baía de Cascais, o rei denunciou a Concessão, afirmando que esta lhe fora imposta: ao fazê-lo perdeu automaticamente o direito a uma pensão vitalícia que Portugal ficara obrigado a pagar-lhe por esse acordo.

“O meu bisavô, o rei D. Miguel, não tinha fortuna pessoal e na altura também não se usavam as offshores. Entregou as jóias à irmã em depósito. Não tinha nada quando partiu para o exílio, mas, graças ao seu prestígio, os filhos casaram–se todos com membros de casas reais e da alta aristocracia europeia”, disse ao DN D. Duarte.

Na Alemanha, onde viveu o resto da vida, dependeu da boa vontade dos seus partidários, como o marquês de Abrantes, que quase foi à ruína neste apoio incondicional ao rei exilado.

Apesar da falta de fundos do rei português, as casas reais católicas europeias receberam de braços abertos os Bragança depauperados, e as filhas do rei D. Miguel I casaram-se todas com membros da realeza e da alta aristocracia. “O meu bisavô tinha prestígio pessoal e as infantas, muitas qualidades.”

“Eram raparigas notáveis”, conta D. Duarte. A infanta Maria das Neves casou-se com Alfonso Carlos de Bourbon, D. Miguel com Elizabeth Thurn und Taxis, Maria Teresa com Karl Ludwig da Áustria, Maria José com Karl Theodor da Baviera, a infanta Aldegundes deu o nó com o conde di Bardi e Maria Ana com Guilherme IV do Luxemburgo. D. Maria Antónia casou-se com o duque di Parma. Destes casamentos extraordinários – não há nenhum caso parecido de um rei exilado em todo o mundo – ainda hoje persistem os laços familiares.

Os filhos do actual grão-duque do Luxemburgo aprenderam a falar e a escrever português, a amizade com os príncipes do Lichtenstein é mantida até hoje ( D. Duarte acabou de regressar do Lichtenstein, onde esteve, hospedado pelo príncipe, para o funeral de uma prima) e a família Thurn und Taxis tem uma casa de férias em Sintra. A ligação dos Borbom aos Bragança é mais antiga. As duas famílias cruzaram-se várias vezes ao longo da história: da última vez, Carlota Joaquina, infanta de Espanha, tornou-se rainha de Portugal (mãe de D. Miguel e D. Pedro IV). A actriz norte-americana Brooke Shields – sobrinha da condessa de Torlonia – é prima em terceiro grau do Rei Juan Carlos e, num grau mais distante, prima de D. Duarte.

Brooke Shields

A actriz é sobrinha de Alessandra Torlonia e filha de Frank Shields Torlonia e, como como tal, prima em 3º grau do Rei de Espanha

D. Juan Carlos

As ligações são muito antigas. Carlota Joaquina, infanta de Espanha, era mãe de D. Miguel e D. Pedro IV

Francisco Marone Cinzano

Conde e membro da família Cinzano, dono do império Cinzano

Príncipes do Lichtenstein

Grão-duque do luxemburgo

A filha de D. Miguel Maria Ana de Bragança casou-se com D. Guilherme IV do Luxemburgo

Johannes e Glória Thurn und Taxis

D. Miguel casou-se com uma princesa Thurn und Taxis. Maria Ana de Bragança, filha do segundo casamento de D. Miguel II casou-se com Karl Augustus Thurn und Taxis, mãe de Johannes Thurn und Taxis, um dos homens mais ricos da Alemanha (falecido)

Família Real da Baviera

Infanta Maria José casou-se com Karl Theodor da Baviera

Reis da Bélgica

A neta de D. Miguel I, Elizabeth, casou-se com Alberto I, rei dos Belgas

Fonte: DN – 12/10/09

As ligações incríveis dos Bragança – dn – DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:30



Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Mais sobre mim

foto do autor


A Coroa, é o serviço permanente da nossa sociedade e do nosso país. A Monarquia Constitucional, confirma hoje e sempre o seu compromisso com Portugal, com a defesa da sua democracia, do seu Estado de Direito, da sua unidade, da sua diversidade e da sua identidade.

calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

mapa_portugal.gif


Facebook



Comentários recentes

  • Nuno Ramos

    Meu caro Blog Real, neste link abaixo pode encontr...

  • Nuno Ramos

    Ex. ma Sr.ª Ana Carolina, esse seu elaborado comen...

  • Blog Real

    Olá. Qual significado?

  • Ana Carolina

    cale-se vc nao sabe de nada

  • Beatriz

    Entao e o simbolo central? por que motivo é que o ...



FUNDAÇAO DOM MANUEL II

A Fundação Dom Manuel II é uma instituição particular, sem fins lucrativos, de assistência social e cultural, com acções no território português, nos países lusófonos, e nas comunidades portuguesas em todo o mundo.
                                         mais...
 
Prémio Infante D. Henrique
Com a fundação do Prémio Infante Dom Henrique, do qual S.A.R. o Duque de Bragança além de membro fundador é Presidente de Honra, Portugal tornou-se o primeiro país europeu de língua não inglesa a adoptar o programa de "The International Award for the Young People".
                                         mais...

Por vontade d'El-Rei D. Manuel II, expressa no seu testamento de 20 de Setembro de 1915, foi criada a Fundação da Casa de Bragança em 1933, um ano após a sua morte ocorrida a 2 de Julho de 1932. 
O último Rei de Portugal quis preservar intactas as suas colecções e todo o património da Casa de Bragança, pelo que deixou ainda outros elementos para precisar o seu intuito inicial e legar todos os bens sob a forma do Museu da Casa de Bragança, "à minha Pátria bem amada"

 mais...


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Tags

mais tags



Visite o meu outro blog

Blog_Real