Príncipe Real D. Luís Filipe visita as colónias africanas - Moçambique
O Príncipe Real e a Sua comitiva na esplanada do Palácio da Ponta Vermelha em Lourenço Marques (hoje ainda a capital moçambicana, Maputo), momentos antes de se deslocar para a cerimónia da colocação da primeira pedra do Palácio da Cidade [o edifício situado directamente em frente à piscina do Desportivo em Maputo e que foi o primeiro assento da gestão municipal, antes de ser transferido em 1945 para o actual edifício do Conselho Municipal, na Praça da Independência] no dia 2 de Agosto de 1907.
A visita de Luiz Filipe, herdeiro da coroa, às colónias portuguesas de São Tomé, Moçambique, Angola (http://monarquiaportuguesa.blogs.sapo.pt/7861.html) e Cabo Verde, decorreu entre 1 de Julho e 27 de Setembro de 1907 e foi essencialmente um exercício de relações públicas e afirmação de soberania perante os demais poderes europeus.
Tirando as expedições reais a Marrocos no século XV, foi a única vez que um membro duma família real portuguesa esteve em África.
O nome original da cidade de Pemba, Porto Amélia, era o da sua mãe, Amélie de Órléans, a rainha portuguesa e uma francesa pertencente à Casa de Órléans, cujo pai era o pretendente à coroa francesa. Quando ela se casou aportuguesou o nome próprio para Amélia.
Príncipe D. Luís Filipe na varanda da residência, em Macequece:
O príncipe saindo da mina Edmundian, em Manica:
FONTEs: http://delagoabayword.wordpress.com/2010/10/05/a-monarquia-portuguesa-em-mocambique-1907/ , http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=3683233 e http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=3683234