Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Alvalade assinalou o 180º aniversário da passagem e estadia do Rei D.Miguel

16.06.14, Blog Real
No dia 31 de maio, a Casa do Povo de Alvalade Sado engalanou-se para assinalar o 180º aniversário da passagem e estadia do Rei D. Miguel I, deposto na sequência da guerra-civil de 1832/34, entre liberais e absolutistas.

Em 1834 Alvalade proporcionou ao Rei Dom Miguel I uma estadia tranquila e acolhedora garantindo que nada faltasse ao régio viajante e respectiva comitiva (para muitos terá sido a melhor recepção e acolhimento que teve ao longo do seu percurso entre Évora e Sines, onde embarcou para o exílio), 180 anos depois Alvalade  honrou novamente  os seus pergaminhos acolhendo Isabel de Bragança, vários descendentes do Rei Dom Miguel I, da Casa de Bragança e da família Lança Parreira, entre muitos outros convidados, para um programa que pretendeu assinalar a efeméride e que teve o seu epicentro na sede da Casa do Povo e no local onde existiu a residência da família Lança Parreira, em plena praça Dom Manuel I.

Uma iniciativa que contou com as presenças do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Norberto Barradas e do Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Rui Madeira.


O salão de festas da Casa do Povo foi palco de duas comunicações/palestras a cargo de Francisco Lobo de Vasconcellos e de Manuel Braga da Cruz, sobre o percurso e estadia de D. Miguel I, a origem e as ligações familiares dos Lança Parreira e o enquadramento histórico e político do curto reinado de Dom Miguel I e da sua vida no exílio.

No local onde esteve a residência da família Lança Parreira, que acolheu Dom Miguel I no dia 31 de Maio de 1834, foi descerrado um painel evocativo da efeméride.


A iniciativa foi da responsabilidade da Casa do Povo de Alvalade Sado e contou com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.