Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Qua | 27.10.21

André de Resende, mestre de Dom Duarte, Duque de Guimarães

Blog Real

290.jpg

André de Resende (Évora, por volta de 1500 — 9 de dezembro de 1573) foi um frade dominicano, um intelectual, um teólogo, um arqueólogo, um especialista da Grécia e da Roma antiga, em suma um grande pensador humanista português. Foi também mestre de Dom Duarte, Duque de Guimarães e do irmão deste, Afonso de Avis e Trastâmara.

Humanista e clérigo português nascido em Évora em 1500, André de Resende foi um distinto pedagogo e ideólogo do Renascimento.
Frequentou as melhores e mais conceituadas universidades da Europa (em especial, Paris, Salamanca e Lovaina), travando conhecimento com as grandes correntes de pensamento daquela época. Viajou depois por várias cidades europeias, passando nomeadamente por Salamanca, onde encontrou Nicolau Clenardo, que por sua intervenção se tornaria precetor do futuro cardeal D. Henrique.
Nestas suas viagens, Resende conheceu ainda outros ilustres representantes da cultura renascentista, como Erasmo, Conrado Goclénio e Rogério Réscio.
Como poeta, escreveu odes, sonetos e epístolas dignos de apreço. Foi também autor de opúsculos sobre temáticas diversas, quase todos em latim, incluindo assuntos que hoje se reconhecem como do âmbito da arqueologia, o que constitui novidade para a época.
André de Resende faleceu em 1573.

Fonte: https://www.infopedia.pt/$andre-de-resende e https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Portugal_(1509%E2%80%931540) 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.