Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

As tiaras da Família Real Portuguesa

27.10.13, Blog Real

Diadema das estrelas, de diamantes e ouro feito para a rainha Maria Pia de Sabóia

Este diadema foi originalmente encomendado para a Rainha consorte de Portugal D. Maria Pia, esposa do Rei D. Luis I de Portugal. 

Este diadema foi feito em Lisboa pelo Joalheiro Real Estevão de Sousa. A tiara é composta por estrelas  de diamantes, assentes numa armação, que faz com as estrelas sejam sensíveis ao movimento. O diamante maior da tiara é um diamante rosa conhecido como o Diamante da Maria Pia.

Na mesma altura foi encomendado um colar, conhecido por o Colar das Estrelas, para fazer conjunto com o diadema.

 

Após a morte do rei D. Luis I o conjunto passou para a última Rainha de Portugal, D.Amélia, esposa do Rei D.Carlos I.

 

 Diadema de Brilhantes

O diadema de brilhantes pertencia à rainha D.Amélia e atualmente é usado por D.Isabel, duquesa de Bragança, que o usou no dia do seu casamento.

Esta tiara foi um presente de casamento do Rei Luís I de Portugal para a sua nora, a princesa Amélie de Orléans, em 1886, a peça tem um colar espelhado, concedido pela Rainha D.Maria Pia de Sabóia. 

A tiara foi herdada por D.Duarte de Bragança e foi usada por D.Isabel de Bragança no dia do seu casamento em 1995.

A rainha D.Amélia com o diadema:

A duquesa D.Isabel com o diadema

 

Tiara de Diamante de Maria Francisca de Orleans e Bragança

Esta tiara pertenceu à Princesa Maria Francisca de Orléans-Bragança, mãe do atual Duque de Bragança, esta peça foi usada por ela em muitos eventos, incluindo a gala do casamento do Juan Carlos de Espanha e Sofia da Grécia. D.Isabel de Bragança usa esta tiara em eventos reais estrangeiros, como casamentos reais.

Tiara Floral de Diamante

 Eesta peça foi usada pela Duquesa de Bragança em alguns eventos reais, tanto como colar e como tiara. Foi usada por exemplo no banquete da visita de estado que os Reis de Espanha fizeram a Portugal em 2016.

Tiara de Diamante da Rainha D.Amélia

Esta peça foi criada para a Rainha D.Amélia por volta de 1900 , esta gargantilha de diamante (também conhecido como um collier de chien) era uma de suas peças favoritas, não só emparelhada com as suas jóias de diamante, incluindo o Diadema de Brilhantes, mas também com as suas parures coloridas. Após a sua morte em 1951, esta peça foi herdada pelo atual Duque de Bragança. A Duquesa de Bragança usou esta peça como tiara em múltiplas ocasiões.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vítor Albuquerque

    24.11.14


    Prezados bloguistas:


    O diadema de estrelas, uma das jóias mais importantes da Casa Real Portuguesa, foi encomendado pela Rainha D. Maria Pia de Sabóia na década de 1860. Foi elaborado pelo joalheiro Estevão de Sousa e foi montado com diamantes pertencentes ao Tesouro Real, logo, não era uma peça pessoal da soberana, mas sim uma jóia pertencente ao Estado. Para a sua feitura, foram desmontadas várias jóias que já então eram pertença do Tesouro Real.

    Por esse motivo, aquando da queda da Monarquia e consequente exílio da Família Real, esta prure, composta de diadema, colar, brincos, pulseiras, alfinetes e vários pentes, não seguiu o caminho de outras jóias, essas sim pessoais, que foram enviadas às soberanas no seu exílio pelo governo da Iª República.

    Encontra-se ainda hoje em depósito no Palácio Real da Ajuda, juntamente com todas as outras jóias que são pertença da coleção do Estado. Nos anos 50 do século XX, o Estado Novo ordenou um restauro geral às jóias da Coroa, realizada pelo joalheiro Rosas, que desmontou a maior parte das peças, sobrevivendo o ocolar e o diadema ainda que muito adulterado.

    Deve-se ao facto do joalheiro ter utilizado outras estrelas que serviam de adorno aos cabelos e ao vestido e as ter incluído no diadema do qual não faziam parte. Daí a diferença que se vê no diadema entre a vária iconografia das Rainhas quando o usam e o seu estado actual.
  • Imagem de perfil

    Blog Real

    25.11.14

    Obrigado pelo esclarecimento.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.