Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Sex | 22.10.21

Biografias - Miguel da Paz, Príncipe de Portugal e das Astúrias

Blog Real

Miguel da Paz (Saragoça, 24 de agosto de 1498 - Granada, 19 de julho de 1500), foi um infante de Portugal, Castela e Aragão, filho do primeiro casamento do rei Manuel I com a infanta Isabel de Aragão.

Miguel da Paz nasceu em Zaragoza, Aragão, em 23 de agosto de 1498. Sua mãe, Isabel de Aragão, morreu uma hora depois de seu nascimento. Ele foi rapidamente jurado herdeiro das várias coroas ibéricas pelos tribunais de Portugal, Castela e Aragão. Nos dois anos seguintes, ele foi o herdeiro reconhecido do reino de Portugal de seu pai e dos reinos de Castela, Leão e Aragão, que herdaria de seus avós, Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela. Como tal, ele foi nomeado príncipe de Portugal, Príncipe das Astúrias e Príncipe de Girona.

Miguel morreu em Granada em 19 de julho de 1500, nos braços de sua avó. Ele foi enterrado na Capela Real, em Granada.

Em outubro de 1500, o pai de Miguel se casou com Maria de Aragão, que também era a irmã mais nova da mãe de Miguel. Maria deu à luz o eventual sucessor de Manuel, João III, e vários outros filhos.

As esperanças de Isabel I e Fernando II de unir todos os reinos ibéricos desapareceram com a morte de Miguel. Depois que ele morreu, outra das tias maternas de Miguel, Joana tornou-se a herdeira de Castela, Leão e Aragão, eventualmente, levar estes reinos para os Habsburgos, sob o filho de Joana, Carlos V. No entanto, a União Ibérica, embora de curta duração, ocorreu oitenta anos depois, de 1580 a 1640, sob o rei Felipe Habsburgo, Filipe II da Espanha, o meio-sobrinho de Miguel e neto de Joana de Castela, Manuel I de Portugal e Maria de Aragão, adquiriu Portugal e seus domínios.

2 comentários

Comentar post