Qui | 24.09.20
Cadeira usada por os Reis de Portugal nas sessões reais no Palácio das Cortes
Blog Real
A cadeira onde D. Luís se sentava para despacho com os seus ministros voltou ao seu lugar no Palácio da Ajuda: a Sala do Despacho.
Esta cadeira/trono tem um valor simbólico especial, não só pelo resgate patrimonial que representa como pelo facto de ter sido usada por D. Pedro IV e D. Maria II, a linha constitucional que ocupou o trono até 1910.
Cadeira de aparato, destinada à realeza, foi usada pelos monarcas D. Luís, e provavelmente D. Carlos e D. Manuel II nas sessões reais no Palácio das Cortes. É ainda provável que tenha sido o trono onde D. Maria II se sentou por ocasião do acto inaugural das primeiras cortes, celebradas no antigo edifício do Convento de São Bento, em 15 de Agosto de 1834. D. Pedro IV, seu pai, foi retratado numa cadeira idêntica, o que nos leva a atribuir-lhe um valor simbólico da monarquia constitucional.
De madeira entalhada e torneada, pintada a branco e ouro, este trono apresenta na dianteira, em aplicações de chumbo dourado, as simbólicas cabeças de leão e no remate do espaldar, um medalhão dourado com a significante figura da Prudência.
Fonte: http://museu.parlamento.pt