Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Carl Andeas Dietz preceptor de D.Fernando II, D.Pedro V e D.Luís I

05.09.19, Blog Real

Carl Andreas Dietz, alemão, de confissão protestante foi preceptor do rei consorte Fernando II e dos seus filhos os futuros reis D.Pedro V e D.Luís I. 

Carl Andeas Dietz veio para Portugal com D.Fernando e acompanhou-o muito de perto.

Manteve-se no cargo até Abril de 1847, quando Dietz foi obrigado a deixar Portugal sob acusações de intromissão na política nacional associadas à sua filiação religiosa protestante.

Abandonou Portugal porque se considerou, tanto no nosso país, como em Inglaterra e na família Coburgo, que extravasava as suas funções, agindo como conselheiro político dos monarcas a quem desviava dos princípios constitucionais, alienando-lhes simpatias. Devido à pressão inglesa, D. Maria e D. Fernando foram obrigados a dispensá-lo, embora considerassem a sua saída do Paço das Necessidades irreparável, tanto para instrução dos filhos como pelo amigo que perdiam. Em carta à rainha Vitória, a sua prima por afinidade, escrevia D. Maria em abril de 1847 sobre Dietz:
“Vemo-lo partir com o maior desgosto, porque Pedro e Luís ficarão sem ninguém que possa dirigir os seus estudos, que eram dirigidos de uma forma verdadeiramente notável. Temos já um percetor para eles que é o viscondeda Carreira, nosso ministro em Paris, um homem excelente instruído e espero em Deus que tenhamos feito uma boa escolha, mas infelizmente não o poderemos ter connosco tão depressa como desejaríamos”.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.