Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Sex | 31.07.20

Carta da Condessa d’Edla sobre o Rei D.Manuel II

Blog Real

O Rei D. Manuel II sempre manteve uma relação de muita amizade e cumplicidade com a Condessa d’Edla, como se depreende pelas cartas, visitando-a no seu adorado chalet, que continuou a utilizar até pelo menos 1910. Após o Regicídio, numa carta datada de 19 de Junho de 1908, assinala o pesar pela tragédia ocorrida: Na nossa querida Pena era impossível imaginar uma desgraça destas – nunca mais haverá a tranquilidade de outrora mas mesmo assim poderíeis usufruir aqui do melhor lugar, creio eu (…) e poderei encontrar V. Majestade e o querido reizinho na Pena (…)5. Em Novembro de 1909, D. Manuel fez uma visita à Condessa: Escrevi ao rei para lhe desejar uma boa viagem (…) 6 de Nov. Para minha grande surpresa, tive hoje a visita do Rei! Disse-me que tinha preferido responder à minha carta com uma visita. Pobre criança! Tão bom, tão simpático! Que Deus lhe dê melhor sorte! Ele vai amanhã de viagem para Espanha, Inglaterra e Paris. Beijou-me como se, de facto eu fosse a sua avó. Disse-me que tinha imensas saudades e que era verdadeiramente meu amigo. Esta visita emocionou-me tanto que me senti mal duas vezes por causa dos meus achaques. (…) A nossa conversa surou meia hora ou mais, mas sendo algo confidencial não a posso confiar a estes papéis6.

Fonte: https://www.parquesdesintra.pt/pontos-de-atracao/d-manuel-ii/