Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Seg | 07.09.15

Cerimónia de consagração do Príncipe Afonso de Bragança a Nossa Senhora da Lapa

Blog Real

O Concelho de Sernancelhe recebeu, nos dias 5 e 6 de setembro, os Duques de Bragança. O motivo da visita foi a consagração de Príncipe Afonso de Bragança a Nossa Senhora da Lapa, no Santuário da Lapa, cumprindo-se assim uma tradição de séculos e que dá continuidade ao ato praticado pelos príncipes e princesas da beira ao atingirem a maioridade. No dia 5, Dom Duarte de Bragança e o Príncipe Afonso foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Dezassete anos depois da última visita ao Concelho, D. Duarte de Bragança regressou a Sernancelhe para consagrar o seu filho Afonso à Senhora da Lapa, escolha justificada com a ligação secular àquele santuário mariano, e que é um símbolo do culto religioso no nosso país. Álvaro Menezes, da Real Casa de Viseu, e Professor Doutor Carvalho Rodrigues foram os padrinhos.

No dia 5, na sede do Concelho, D. Duarte de Bragança e o Príncipe Afonso foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, visitaram o Centro Histórico de Sernancelhe, o Museu Paroquial Padre Cândido, a Igreja Românica e a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, cabendo ao Rancho Folclórico de Sernancelhe a interpretação de músicas e danças tradicionais do Concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, lembrou na receção aos monarcas a história do Concelho, agradecendo pela distinção da escolha do Concelho para a realização desta cerimónia: "É pois feliz a escolha da data para a Consagração, coincidindo com a terceira grande romaria da Lapa, a peregrinação do Minho, muito honrando a Sernancelhe acompanhar e testemunhar a União Suprema de Sua Alteza Real O Infante Dom Afonso de Santa Maria à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, numa manifestação de grande autenticidade e tradição".

No dia 6, na Lapa, Aldeia de Portugal, decorreu a cerimónia de consagração. No interior da Igreja mais de uma centena de convidados assistiu ao momento, seguido também no exterior por centenas de pessoas através de um ecrâ gigante. No templo, D. Afonso de Santa Maria cumpriu um ritual de séculos, ajoelhado perante o altar de Nossa Senhora da Lapa, a quem pediu auxílio e orientação para a sua vida.

Padre Alves Amorim, Reitor do Santuário, completou a cerimónia com a oferta de uma medalha e de uma imagem de Nossa Senhora da Lapa ao Princípe da Beira, gesto retribuido pelo monarca ao oferecer ao Reitor uma medalha. A assinatura do livro de honra foi o último ato da cerimónia de consagração, tendo sido testemunhado pelo Presidente da Câmara e pelo Presidente da Assembleia Municipal, presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, entre tantas outras entidades locais e regionais.

Seguiu-se a procissão, acompanhada por milhares de visitantes, rumo ao espaço da missa campal, presidida por Monsenhor Cândido Azevedo, que classificou este dia como histórico para a Lapa e para Sernancelhe.

1 (4).jpg

2 (4).jpg

3 (3).jpg

4 (3).jpg

5 (3).jpg

6 (3).jpg

7 (3).jpg

8 (2).jpg

9 (3).jpg

10 (2).jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

20.jpg

21.jpg

22.jpg

23.jpg

24.jpg

25.jpg

26.jpg

27.jpg

28.jpg

29.jpg

30.jpg

31.jpg

32.jpg

33.jpg

34.jpg

35.jpg

36.jpg

37.jpg

38.jpg

39.jpg

40.jpg

41.jpg

42.jpg

43.jpg

44.jpg

45.jpg

46.jpg

Fonte: Real Associação Ribatejo, Correio da Manhã e http://www.cm-sernancelhe.pt/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.