Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Documentos do Funeral do Rei D.Carlos e do Príncipe Real Luís Filipe

27.06.20, Blog Real

O Arquivo Histórico do Ministério dos Negócios Estrangeiros contém o processo documental relativo ao Regicídio intitulado “Falecimento d'El Rei D. Carlos e do Príncipe Real D. Luís Filippe”. Este acervo contém dois maços com documentos de interesse sobre a matéria, respeitantes ao cerimonial e organização do duplo funeral, às exéquias, ao ritual de aclamação de D. Manuel II, às cartas, ofícios e telegramas expedidos e recebidos de vários países, assim como das Legações portuguesas e estrangeiras.

001.jpg

Suplemento do Jornal “Diário do Governo” nº26 de 3 de Fevereiro de 1908. Programa do cerimonial a ser realizado no do rei D. Carlos e do seu filho, o Príncipe herdeiro, D. Luís Filipe.

002_1.jpg

002_2.jpg

Documento relativo à ordem de precedência dos coches no funeral de D. Carlos e D. Luís Filipe.

003.jpg

Documento relativo à cerimónia das Exéquias fúnebres de D. Carlos e D. Luís Filipe realizadas no dia 25 de Abril de 1908 na Igreja de Santa Maria de Belém.

004.jpg

Circular redigida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Wenscelau de Lima noticiando o falecimento de D. Carlos I e D. Luís Filipe e a subida ao trono de D. Manuel II a 6 de Fevereiro de 1908.

005_1.jpg

005_2.jpg

Carta enviada pela Legação francesa em Lisboa ao Ministro dos Negócios Estrangeiros Wenscelau de Lima relativa à representação daquele país nos funerais de D. Carlos I e D. Luís Filipe

006_1.jpg

 Missas e homenagens em memória de D. Carlos I e de D. Luis Filipe em Goa.

006_2.jpg

 Missas e homenagens em memória de D. Carlos I e de D. Luis Filipe no Zanzibar.

007.jpg

Um exemplar do “Discurso proferido pelo Exmº. Snr. D. Francisco de Paula e Silva, virtuoso Bispo do Maranhão, por occasião das exéquias mandadas celebrar pela distincta Colonia Portugueza, na Igreja Cathedral desta capital, em memoria de S. M. El Rei D. Carlos I, de Portugal, e de S.A D. Luíz Philippe, Principe herdeiro […]”. 1908.

008.jpg

Documento comunicando à comunidade portuguesa residente em Hong-Kong a morte e assassinato de D. Carlos I e de D. Luís Filipe, assim como a proclamação de D. Manuel II. 3 de Fevereiro de 1908.

Fonte: https://idi.mne.pt/pt/arquivo-e-biblioteca/documentos-e-efemerides/funeral-de-el-rey-d-carlos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.