Duque de Bragança e Arcebispo Presidente da Conferência Episcopal Americana instituem nova Ordem de Mérito Militar e Monástica da Casa Real Portuguesa
Acaba de ser instituído pela Casa Real Portuguesa e aprovado pela Arquidiocese para Serviços Militares dos E.U.S., um novo sistema premial reconhecido previamente pela I.C.O.C. – International Comsission of Orders of Chivalry, e que irá ser exclusivamente conferido pelas entidades religiosas castrenses e monásticas dos Estados Unidos da América, da Ucrânia e da Galiza, Espanha.
Face ao acordo de 2023 entre a Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala da Arquidiocese de Évora e a Ordem de São Miguel da Ala (Associação chefiada por D. Nuno da Câmara Pereira) o Duque de Bragança e o Arcebispo de Évora acordaram em mudar o símbolo e denominação da Ordem Dinástica para aquele que estava em uso desde 1834 e até 1981.
A associação de fieis homóloga norte americana, porém, não aceitou a proposta de reforma e em vez disso decidiu suspender a concessão da condecoração dinástica de mérito “Ordem de São Miguel da Ala”, ao alterarem institucionalmente o símbolo e a designação como a Arquidiocese de Évora e outras aceitaram fazer. Outras Reais Irmandades também optaram pela suspensão tal como a da Arquidiocese de Santiago de Compostela em Espanha o que levou ao fim da Federação das Reais Irmandades.
Fonte: https://www.fundacaooureana.pt/