Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Duque de Bragança reage à notícia da morte do Grão-Duque Jean

23.04.19 | Blog Real

O Grão-Duque Jean com D. Duarte, durante a visita a Portugal, em 1984.

"A minha família e eu estaremos presentes no enterro" do Grão-Duque do Luxemburgo, declarou ao Contacto o Duque de Bragança. D. Duarte lembra todo o "apoio" que o Grão-Duque Jean "deu à comunidade portuguesa" e o "sangue português" que lhe corria nas veias. 

Entre a Família Real do Luxemburgo e os Duques de Bragança existe uma ligação muito próxima. São primos, dão-se bem e para além desta ligação há outras afinidades que os ligam. 

Por isso, D. Duarte Pio e a sua família fazem questão de estarem presentes no funeral do Grão-Duque Jean, que faleceu na madrugada de terça-feira, aos 98 anos, vítima de pneumonia,  prestando a última homenagem ao homem que é tido como um herói e um símbolo da liberdade para os luxemburgueses.

O Duque de Bragança recordou o seu primo Jean ao Contacto. "O Grão-Duque do Luxemburgo, bisneto do Rei D. Miguel, deu sempre grande apoio à comunidade portuguesa no Luxemburgo, cuja emigração patrocinou após a segunda Guerra Mundial", disse D. Duarte. "A minha família e eu estamos em união de oração com a família do Grão-Duque e estaremos presentes no seu enterro”, garantiu o Duque de Bragança ao Contacto. 

Recorde-se que o Grão-Duque Jean era bisneto do rei português D. Miguel, pai da sua avó Maria Ana de Bragança, que foi Grã-Duquesa e regente do Luxemburgo. 

O pai do Grão-Duque Jean, o príncipe consorte do Luxemburgo, Félix Bourbon-Parma, foi um dos 24 filhos do deposto Roberto I de Parma e da sua segunda esposa, a portuguesa infanta Maria Antónia de Bragança. O príncipe Félix foi o terceiro filho da infanta. Os seus avôs maternos foram o rei Miguel I de Portugal e Adelaide de Rosenberg.

A mãe do Grão-Duque Jean foi a Grã-Duquesa Charlotte, a segunda filha do grão-duque Guilherme IV de Luxemburgo e de sua consorte, Maria Ana de Bragança. Os avós maternos da Grã-Duquesa Carlota foram igualmente o rei Miguel I de Portugal e Adelaide de Rosenberg.