Eventos Reais e Cerimónias - Baptizados Reais
Bacia usada nos baptizados reais
Baptizado do Rei D.Carlos:
O baptizado solene do príncipe herdeiro D.Carlos realizou-se na igreja de S. Domingos a 19 de Outubro de 1863, mas Maria Pia não compareceu, conforme os usos da época. Só nesse dia seriam conhecidos os nomes do príncipe.
Baptizado de Afonso, Duque do Porto:
O Infante D.Afonso, Duque do Porto nasceu no dia 31 de Julho de 1865. A sua madrinha foi a Rainha Isabel de Espanha e o seu padrinho foi Napoleão III. A Imperatriz Eugénia também assistiu à cerimónia.
Baptizado do Príncipe Real Luís Filipe:
O Príncipe Real Luís Filipe foi baptizado no dia 14 de abril de 1887 na capela de mármore do Palácio da Ajuda. O Príncipe Real Luís Filipe usou um vestido azul que foi oferecido pela sua avó paterna, a Rainha D.Maria Pia. Teve como padrinhos o avô paterno, Rei Dom Luís I, e a avó materna, a Condessa de Paris. Assistiram ao baptizado o Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia, a Condessa de Paris, o Conde de Paris, a Duquesa de Montpensier, a Princesa Antónia de Hohenzollern, a Princesa Helena de Orleães, o Duque de Montpensier, o Duque de Orleães, e todo o ministério progressista de então de que faziam parte o sr. José Luciano, o sr. Beirão, o visconde de S. Januário, Mariano de Carvalho, Barros Gomes, o conde de Macedo e Emygdio Navarro.
Baptizado do Infante D.Manuel, Duque de Beja (depois Rei D.Manuel II):
O baptizado do Rei D.Manuel II realizou-se na capela palatina do Palácio de Belém no dia 18 de dezembro de 1889. Assistiram o ministério e a corte, e com a presença do conde de Paris e do imperador do Brasil. Foi o conde de Sabugosa que levou o pequeno infante à pia baptismal.
O Infante D.Manuel usou um vestido de brocado branco franjado de prata.
O Rei D.Manuel II teve como madrinha a sua avó, Rainha D.Maria Pia de Sabóia e como padrinho o seu avô materno, o Conde de Paris.
Baptizado de S.A. Real Dom Duarte, o Duque de Bragança:
D.Duarte Pio de Bragança foi baptizado em Berna, na Suíça. Teve como padrinho Sua Santidade o Papa Pio XII e por madrinha a Rainha Dona Amélia de Orleans e Bragança, então viúva de D. Carlos I, Rei de Portugal.
Baptizado de S.A.R., O Príncipe da Beira, Dom Afonso de Santa Maria: