Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Eventos Reais e Cerimónias - Baptizados Reais

13.08.13, Blog Real

Baptizado do Rei D.Carlos:

O baptizado solene do príncipe herdeiro D.Carlos realizou-se na igreja de S. Domingos a 19 de Outubro de 1863, mas Maria Pia não compareceu, conforme os usos da época. Só nesse dia seriam conhecidos os nomes do príncipe.

Baptizado de Afonso, Duque do Porto:

O Infante D.Afonso, Duque do Porto nasceu no dia 31 de Julho de 1865. A sua madrinha foi a Rainha Isabel de Espanha e o seu padrinho foi Napoleão III. A Imperatriz Eugénia também assistiu à cerimónia.

Baptizado do Príncipe Real Luís Filipe:

O Príncipe Real Luís Filipe foi baptizado no dia 14 de abril de 1887 na capela de mármore do Palácio da Ajuda. O Príncipe Real Luís Filipe usou um vestido azul que foi oferecido pela sua avó paterna, a Rainha D.Maria Pia. Teve como padrinhos o avô paterno, Rei Dom Luís I, e a avó materna, a Condessa de Paris. Assistiram ao baptizado o Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia, a Condessa de Paris, o Conde de Paris, a Duquesa de Montpensier, a Princesa Antónia de Hohenzollern, a Princesa Helena de Orleães, o Duque de Montpensier, o Duque de Orleães, e todo o ministério progressista de então de que faziam parte o sr. José Luciano, o sr. Beirão, o visconde de S. Januário, Mariano de Carvalho, Barros Gomes, o conde de Macedo e Emygdio Navarro.

Baptizado do Infante D.Manuel, Duque de Beja (depois Rei D.Manuel II):

O baptizado do Rei D.Manuel II realizou-se na capela palatina do Palácio de Belém no dia 18 de dezembro de 1889. Assistiram o ministério e a corte, e com a presença do conde de Paris e do imperador do Brasil. Foi o conde de Sabugosa que levou o pequeno infante à pia baptismal.

O Rei D.Manuel II teve como madrinha a sua avó, Rainha D.Maria Pia de Sabóia e como padrinho o seu tio, o Infante D.Afonso, Duque do Porto.

Baptizado de S.A. Real Dom Duarte, o Duque de Bragança:

D.Duarte Pio de Bragança foi baptizado em Berna, na Suíça. Teve como padrinho Sua Santidade o Papa Pio XII e por madrinha a Rainha Dona Amélia de Orleans e Bragança, então viúva de D. Carlos I, Rei de Portugal.

Baptizado de S.A.R., O Príncipe da Beira, Dom Afonso de Santa Maria:

Baptizado de S.A.R., O Príncipe da Beira, Dom Afonso de Santa Maria. Este Sacramento do Baptismo realizou-se na Sé Catedral de Braga no dia 1 de Junho de 1996. Foi celebrado pelo Arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira. Teve como padrinhos, D. Afonso de Herédia, irmão da Duquesa de Bragança e a Princesa Elena Sofia de Bourbon e Sicilles. No dia seguinte, foi Consagrado à Senhora da Oliveira, na Igreja de Santa Maria da Oliveira, em Guimarães, cerimónia celebrada por Monsenhor José Pinto de Carvalho.
 
Baptizado da Infanta Maria Francisca:
S.A., A Infanta Maria Francisca Isabel recebeu o Sacramento do Baptismo, no dia 31 de Maio de 1997, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em Vila Viçosa. A cerimónia religiosa foi celebrada pelo Arcebispo de Évora, D. Maurílio Quintal de Gouveia e a Infanta foi Consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Teve como padrinhos, a Princesa Marie Lieshtenstein, prima por via materna de Dom Duarte Pio, e S.A. D. Henrique de Bragança, Duque de Coimbra.
 
Baptizado do Infante D.Dinis, Duque do Porto:

O Sacramento do Baptismo de S.A., O Infante Dom Dinis de Santa Maria, realizou-se no dia 19 de Fevereiro de 2000, na Sé Catedral da cidade do Porto, por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto. Dom Dinis foi benzido com água do Rio Jordão que Dom Duarte mandou buscar especialmente para a ocasião. Na homilia um desejo ao Infante - "assim como Cristo é a luz do mundo, esperamos que Dom Dinis de Santa Maria, a exemplo do Rei que lhe emprestou o nome, seja na nossa sociedade verdadeiramente luz". Os Seus padrinhos foram a Princesa Ana Cecília de Bourbon-Siciles e D. Sebastião de Herédia. Após a cerimónia, O Infante Dom Dinis foi levado a uma outra Capela da Sé, onde foi Consagrado a Nossa Senhora de Vandoma. Dom Dinis será na maioridade, Duque do Porto. 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Blog Real

    05.07.19

    Esse site nem sequer tem grande credibilidade. Por isso...
    E D.Duarte e a sua família são sim os verdadeiros representantes da Casa Real Portuguesa.
    A data do baptismo de D.Duarte não está no post porque eu não a encontrei.
  • Perfil Facebook

    José Valdez

    08.07.19

    Bem pode procurar a data de batismo, se você tem fotos foi porque ele lhe deu para você publicar por isso ele há-de saber o dia que foi baptizado se é que o foi porque na certidão de nascimento não está lá nada, ao contrário da do pai que tinha duas certidões de nascimento com datas diferentes uma a dizer que os padrinhos era uns e outra outros em representação de...
    O site não tem credibilidade? Mas você já se deu ao trabalho de abrir o site vasculhar os documentos? São documentos oficiais e públicos a treta de dizerem que são falsos já passou à história porque os mesmos foram validados pelo tribunal em Itália que julgou D. Rosário e o absolveu precisamente porque a documentação era autêntica e ele comprovou na justiça ser o verdadeiro Duque de Bragança!

    Agora até prova em contrário o senhor Duarte Pius para mim nem sequer é baptizado e muito menos afilhado da Rainha e do Papa. Fico à espera que consiga demonstrar que estou errado com um certificado de batismo e as assinaturas da rainha e do papa como padrinhos.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.