Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Isabel Saldanha da Gama , Aia dos Príncipes

29.06.18, Blog Real

Isabel Juliana de Saldanha da Gama nasceu a 8 de Maio de 1850 e faleceu no dia 31 de Maio de 1918. Era filha de João de Saldanha da Gama, 8.º Conde da Ponte e de Maria Teresa de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos.

Foi Dama da Rainha D.Amélia e Aia dos Príncipe Luís Filipe e do Infante D.Manuel (futuro Rei D.Manuel II).

D. Isabel de Saldanha da Gama escreve do Paço de Vila Viçosa, onde estava a família real, à sua sobrinha Maria Thereza Ornelas:

"... vamos a 1 para Lisboa onde grandes acontecimentos se estão dando. Alguns sargentos excitados à revolta pelo António José de Almeida [republicano, futuro Presidente da República] denunciaram-o, foi ele preso e apreendidas muitas armas. Antes d"ontem em vários pontos da cidade, no Rato, por exemplo, a Duquesa [de Palmela] viu da sua janela populares armados atirando contra a polícia e esta também. Morto um polícia, feridos vários. Muitas prisões, mas as importantíssimas: Afonso Costa, João Pinto dos Santos, Ribeira Brava. Alpoim dá-se por doente, mas tem a casa cercada para não fugir. Estão uns no forte de Caxias, outros nos calaboiços do Carmo. No meio disto tudo passeia-se, toma-se chá no Avenida Palace, enche-se o Campo Grande de autos. Tudo aliviado com esperança que dentro em pouco se possa entrar na vida normal".

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.