Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

João de Saldanha da Gama, 8.º conde da Ponte, Gentil-homem e vedor da Casa Real

21.10.19, Blog Real

João de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes de Brito, 8.º conde da Ponte  (25 de agosto de 1816 a 27 de junho de 1874) foi Gentil-homem e vedor da Casa Real; par do Reino, grã-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e das ordens estrangeiras da Águia Vermelha da Prússia; de S. Maurício e S. Lázaro e da Coroa de Itália; de Leopoldo da Bélgica; de Carlos III, de Espanha; de Alberto o Valoroso da Saxónia; da Coroa de Ferro da Áustria; da Rosa do Brasil; comendador da de S. Fernando de Espanha. Nasceu no Rio de Janeiro a 25 de agosto de 1816, faleceu em Lisboa a 27 de junho de 1874. Era filho dos 7.os condes da Ponte.

Sucedeu ao seu pai na casa e no pariato em 1852. Foi nomeado em 1853 governador civil de Lisboa, e em 1858 ou 1859 vedor da Casa Real. Entrou com grandes ideias de reforma, ideias que se lhe atribuiriam, mas que a prática não justificou. As profundas antipatias que inspirava pelo seu modo seco e reservado, pelas suas maneiras excessivamente inglesas, designaram-no à cólera do povo, quando as mortes sucessivas de D. Pedro V e dos infantes seus irmãos, D. Fernando e D. João, originaram suspeitas de envenenamento, que deram lugar aos tumultos do Natal de 1861, em que o conde da Ponte foi maltratado à porta do paço. 

Casou a 8 de janeiro de 1840 com D. Maria Teresa de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, filha dos 1.os condes de Vila Real. 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.