Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Sab | 28.05.22

Joaquim José de Sousa Lobato, guarda-roupa do Rei D.João VI

Blog Real

Joaquim José de Sousa Lobato, 2.º barão e 2.º visconde de Magé (20 de Outubro de 1770 - 1837) Senhor de S. João de Rei, alcaide-mor de Castelo de Vide, do conselho do rei D. João VI, seu guarda-roupa; porteiro da câmara da infanta regente, D. Isabel Maria, comendador da Ordem de Cristo, e da Torre e Espada; conselheiro da Fazenda, no Brasil e em Portugal, escrivão da Fazenda do Tribunal no Rio de Janeiro, proprietário do ofício de escrivão das marcas na Alfândega Grande de Lisboa.

Nasceu a 20 de outubro de 1770, faleceu em 1837. Era filho de José Joaquim de Sousa Lobato, fidalgo da Casa Real, guarda-roupa da rainha D. Maria I, comendador das ordens de Cristo e da Torre e Espada, proprietário do ofício de escrivão da Mesa Grande, e de escrivão das marcas da Alfândega Grande de Lisboa; casado com D. Maria Joana Henring. 

O visconde de Magé sucedeu na casa e no título a seu irmão mais velho, o 1.º barão e 1.º visconde, e casou em 19 de setembro de 1803 com D. Mariana Clementina de Araújo e Albuquerque, filha do desembargador António José de Araújo, e de sua mulher D. Ana José Maria de Albuquerque. O título de barão foi verificado na segunda vida, por decreto de 16 de agosto de 1827.

Fonte: https://www.arqnet.pt/dicionario/mage2v.html