Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Dom | 16.06.24

José Maria Gonçalves Zarco da Câmara, 9º conde da Ribeira Grande, mordomo-mor da rainha D. Amélia

Blog Real

pes_21892.jpg

José Maria Gonçalves Zarco da Câmara, 9º conde da Ribeira Grande (Lisboa3 de Novembro de 1843 - Lisboa, 15 de Dezembro de 1907), mordomo-mor da rainha D. Amélia, doutor em ciências políticas e administrativas pela Universidade de Lovaina (Bélgica).

Foi condecorado com a Grã-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e com as seguintes ordens estrangeiras: Vitória, de Inglaterra; Carlos III e Afonso XII, de Espanha, e de Alberto de Saxe; grande oficial da Legião de Honra, de França; comendador de Hoenzollern, e o colar da Ordem de S. Pedro.

Foi adido à legação portuguesa junto do Vaticano, e par do Reino, por sucessão de seu pai, tomando posse na respectiva câmara na sessão de 17 de janeiro de 1873.

Casou duas vezes: a primeira em abril de 1862, com D. Luísa de Sousa Holstein, que faleceu a 9 de fevereiro de 1864, filha dos 2.os duques do Palmela; a segunda, em maio de 1872, com D. Maria Helena de Castro a Lemos, filha de Sebastião do Céu de Castro Lemos, morgado do Covo, e de sua mulher, D. Emília Pamplona de Sousa.

O título de conde foi-lhe renovado por decreto de 28 de fevereiro de 1855. O conde da Ribeira Grande foi um dos fidalgos que, com o marquês de Castelo Melhor, de quem era muito amigo, deram maior impulso em Portugal ao desporto hípico a às corridas de touros.

É hoje o 10.º conde da Ribeira Grande seu filho, D. Vicente de Paula Gonçalves Zarco da Câmara, casado com D. Maria da Pureza de Vasconcelos e Sousa (Castelo Melhor).

Fontes: https://www.arqnet.pt/dicionario/ribeira9c.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Gon%C3%A7alves_Zarco_da_C%C3%A2mara,_9%C2%BA_conde_da_Ribeira_Grande