Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Seg | 19.04.21

Livro "Cronologia da Monarquia Portuguesa"

Blog Real

Porque, como diz o adágio popular, «um Povo sem Passado não tem Futuro», a editora Círculo de Leitores lançou dois volumes sobre a história da Monarquia Portuguesa, da autoria de Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro. Intitulado «Cronologia da Monarquia Portuguesa», eis uma obra pouco menos do que imprescindível em qualquer biblioteca... monárquica ou não.

Apresentada de uma forma sucinta (a maior crítica, a surgir, será, precisamente, o menor aprofundamento dos acontecimentos) e com uma linguagem acessível, esta cronologia surge, por outro lado, elaborada de forma sucinta, permitindo, por exemplo, que a ela se recorra, quer como fonte de consulta pontual para confirmação de uma data, quer até mesmo para formular uma ideia sobre a envolvente que marcou determinado reinado ou acontecimento.Posicionada como uma importante fonte de consulta e informação, «Cronologia da Monarquia Portuguesa» apresenta-se como uma espinha dorsal da História de Portugal entre 1109 e 1910, desde o nascimento de D. Afonso Henriques até à deposição de D. Manuel II, abordando não  somente os factos mais relevantes que marcaram os reinados que atravessaram quatro dinastias, mas também alguns dos momentos mais importantes das vidas pessoais desses monarcas. Sem esquecer, ao mesmo tempo, os acontecimentos internacionais de maior impacto que acabaram marcando também a vida dos reis portugueses.

Ajuda valiosa não apenas para leitores em idade escolar, mas também para todo e qualquer português que se interesse pela História do nosso País, «Cronologia da Monarquia Portuguesa» é, pois, um livro essencial em qualquer biblioteca, pela informação que contém, a forma fácil e acessível como a disponibiliza... e até mesmo - porque não... - pelo aspecto bonito e clássico do tomo em que é apresentada.

Diário Digital