Mais informações sobre Nevada Stoody Hayes
Nevada Stoody Hayes (Sandyville, Ohio, 21 de outubro de 1885 — Tampa, Flórida, 11 de janeiro de 1941), por vezes chamada Nevada de Bragança, foi uma socialite norte-americana que se tornou esposa de D. Afonso de Bragança, Duque do Porto, cujo sobrinho, D.Manuel II, foi o último rei de Portugal. Porém, nunca foi aceite como membro pela exilada família real portuguesa.
Nevada Stoody era a segunda filha de Jacob Walter Stoody (1846-1922) e de sua esposa, Nancy Miranda McNeel (1848-1922). Ela tinha quatro irmãs: Cora, Clara, Josephine e Florence, bem como um irmão, Charles. O sobrenome "Hayes", que adotou, não correspondia ao do seu registro nem ao de nenhum dos seus ex-maridos.
Os três primeiros maridos de Nevada Stoody Hayes foram: Lee Agnew (1867-1924), o milionário William Henry Chapman (1834-1907) e Filipe van Volkenburg (1853- 1950). Ela não teve filhos. Seu quarto e último marido foi o 3.° Duque do Porto, D. Afonso de Bragança, com quem se casou morganaticamente a 26 de setembro de 1917, em Roma, e a 23 de novembro daquele mesmo ano, em Madrid. Nevada usava o título de Duquesa do Porto.
Por testamento, Nevada foi herdeira universal do marido. Esteve em Portugal durante o litigioso processo de entrega dos bens e por ocasião da transladação do corpo do infante para o panteão dos Bragança, em São Vicente de Fora, Lisboa.
Nevada Stoody Hayes faleceu em St. Joseph's Hospital, em Tampa, Florida, aos cinquenta e cinco anos. Somente após sua morte, a Fundação da Casa de Bragança pôde comprar o quadro "Batalha do Cabo de São Vicente", hoje localizado no Museu da Marinha. A obra estava incluída na sua herança.
Nevada foi sepultada no Maple Grove Cemetry em Ovid, Condado de Clinton no Michigan.