Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Manuel José de Carvalho Melo Daun Albuquerque e Lorena, 5.º marquês de Pombal, Gentil-homem da câmara do Rei D. Fernando II

21.11.20, Blog Real

pd_pombal5m.jpg

Manuel José de Carvalho Melo Daun Albuquerque e Lorena, 6.º conde de Oeiras e 5.º marquês de Pombal (3 de Março de 1821 - 4 de Outubro de 1886) foi Gentil-homem da câmara do Rei D. Fernando II; par do Reino, grã-cruz das ordens de nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de Cristo; bailio da de S. João de Jerusalém, grã-cruz da de Ernesto Pio de Saxe de Coburgo; da de Carlos III, de Espanha, etc. 

Nasceu em Lisboa a 3 de março de 1821, onde também faleceu a 4 de outubro de 1886. Era filho de Sebastião José Carvalho Melo e Daun, 4.º marquês de Pombal, 4.º conde de Oeiras e 2.º conde da Redinha, e de sua mulher D. Leonor Ernestina de Saldanha Oliveira e Daun. 

Sucedeu no título de conde de Oeiras a seu irmão mais velho, o 5.º conde, João de Carvalho Albuquerque Daun e Lorena, que faleceu solteiro, nos vínculos, casa de seus pais e no título de marquês de Pombal, por decreto de 23 de fevereiro de 1831. Casou a 2 de julho de 1845 com D. Margarida Manuel de Noronha, que faleceu a 16 de dezembro de 1859, dama de honor da rainha D. Estefânia, filha dos 10.os condes da Atalaia; passou a segundas núpcias a 29 de novembro de 1866 com D. Maria Rita de Castelo Branco, dama de honor da rainha D. Maria Pia, filha natural de D. João Castelo Branco, que foi veador da princesa D. Maria Benedita, brigadeiro reformado, e filho dos 1.os marqueses de Belas. A senhora marquesa viúva casou segunda vez, a 15 do dezembro de 1888, com o visconde de Asseca, falecido em 5 de maio de 1910.

Fonte: http://www.arqnet.pt/dicionario/pombal5m.html