Maria Francisca de Bragança: “Termos filhos sempre fez parte dos planos”
A viverem em Londres, Maria Francisca de Bragança e o marido, Duarte de Sousa Araújo Martins, marcaram presença na cerimónia de Ação de Graças pelos 30 anos de casamento dos duques de Bragança, que decorreu na Basílica da Estrela, em Lisboa, e pelo 80.º aniversário de D. Duarte Pio, num momento repleto de significado familiar e espiritual.
O casal, visivelmente feliz, destacou o impacto profundo que o exemplo dos pais da duquesa de Coimbra teve na sua própria vivência conjugal. “O casamento dos meus pais é um exemplo e a nossa meta também. E continuar depois dos 30 anos. É raro, hoje em dia, um casamento tão duradouro e sólido. Tenho muito orgulho em poder dizer isto sobre os meus pais”, afirmou Maria Francisca à CARAS.
A jovem sublinhou ainda os valores que foram transmitidos pelos duques de Bragança aos três filhos: “Passaram-nos muita alegria no casamento, compromisso e fé. O compromisso também depende da fé que nós temos. Na verdade, é sabermos que depois de nos casarmos já não há volta a dar.”
O marido, Duarte, reforçou esse sentimento, destacando também a importância de D. Duarte e D. Isabel não apenas na família mas também no país: “Os meus sogros são um exemplo de unidade, para lá de muitas outras qualidades que têm. Este dia é muito importante também para Portugal e isso tem a ver com o exemplo que os dois são para o país, não apenas para nós.”
Casados há quase dois anos, Maria Francisca e Duarte, que é advogado, vivem atualmente na capital inglesa, onde têm construído a sua vida a dois. “O nosso casamento está a correr lindamente. Foi ótimo termos ido para Londres, ter o nosso cantinho e crescermos os dois juntos, que é o que temos feito”, partilhou a filha dos duques de Bragança. “Gostamos muito de viver em Londres, tem sido uma experiência muito boa, mas mais dia menos dia vamos voltar para Portugal. Entretanto, estamos a ganhar estrutura os dois. Vamos fazendo o nosso caminho juntos”, acrescentou Duarte.
Sobre o futuro, ambos revelaram à CARAS o desejo de alargar a família. “Queremos ser pais, claro que sim”, respondeu a duquesa, de 28 anos. O marido reforçou a intenção de ambos, mas sublinhou que tudo acontecerá “a seu tempo.” O casal partilha a experiência de ter crescido em famílias numerosas e essa vivência molda o seu projeto de vida desde que começaram a namorar: “Termos filhos sempre fez parte dos nossos planos. Ambos vimos de famílias grandes e gostamos muito, é algo de que nos orgulhamos, mas seremos pais a seu tempo.”
Num ambiente de fé, amor e continuidade, a nova geração da Casa de Bragança mostrou-se pronta a honrar o legado e a dar seguimento aos valores familiares que há séculos marcam o percurso dos seus antecessores, mostrando que estão preparados para o desafio que lhes tem vindo a ser passado pelos duques de Bragança.