Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Resumo do Ano da Família Real - 1887

12.04.14, Blog Real

Janeiro:

17 de Janeiro - A Família Real assistiu ao concerto no Salão da Trindade em benefício dos naufragos do "Ville de Victoria".

Oferta Real - O Rei D.Luís I ofereceu aos lavradores portugueses 200.000 bacellos americanos criados nos viveiros de Mafra. Esta espécie de cepa tinha resistido à invasão do mal da vinha, o que a tornou preferível.

22 de Janeiro - Os Condes D'Eu chegaram a Lisboa, no dia 22 de Janeiro. Os Condes D'Eu desembarcaram no arsenal da marinha, onde uma força de caçadores lhes fez a guarda de honra, e seguiram para o Grande Hotel de Lisboa em carruagens, acompanhados pelo ministro do Brasil e secretário sr. Luís Guimarães e mais pessoal de legação.

No Hotel foram visitados pelo Príncipe D.Carlos, a Princesa Amélia e o Infante D.Augusto.

Fevereiro:

3 de Fevereiro - Rei D.Luís presidiu a uma nova sessão da Academia Real das Ciências.

Março:

3 de Março - A Condessa de Paris chegou a Lisboa. Há chegada era esperada por o Príncipe D.Carlos que estava acompanhado por o seu oficial às ordens, o conde do Seisal. A Condessa de Paris, os seus filhos e comitiva hospedaram-se no Grand Hotel Central. Depois, a Condessa de Paris dirigiu-se até ao Palácio de Belém, para visitar a sua filha, a Princesa Amélia. Depois do almoço, dirigiu-se para o Grand Hotel Central, onde os Duques de Bragança foram jantar com a Condessa de Paris. Mais tarde o Rei D.Luís e a Rainha D.Maria Pia de Sabóia foram cumprimentar a Condessa de Paris. O Conde de Paris chegou a Lisboa no dia seguinte.

21 de Março - Nascimento de Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal.

25 de Março - A Infanta D.Antónia, princesa de Hohenzollern-Sigmaringen, irmã do Rei D.Luís, visitou Lisboa onde teve uma recepção afectuosa e festiva. 

1381902_686683654693552_1833862090_n.jpg

Abril:

Exposição de Escultura - O escultor José Pereira Lima Santos, díscipulo da Academia de Florença. onde foi premiado em 1884, realizou uma exposiçao dos seus trabalhos nas salas do "Comércio de Portugal". O Rei D.Luís e a Rainha D.Maria Pia assistiram à abertura dessa exposição. Os Reis elogiaram muito os seus trabalhos e a Rainha D.Maria Pia em elogiou em especial um busto do Rei Victor Manuel.

14 de Abril - Baptizado do Príncipe Real Luís Filipe na capela do Palácio Real da Ajuda.

Maio:

1 de Maio - O Rei D.Luís e o Príncipe D.Carlos assistiram ao Concurso de Ceifeiras e Ganhadeiras que se realizou no Hipódromo de Belém.

Protecção Real - Uma criança de seis meses que foi lançada ao Teja por a sua própria mãe, crime que indignou toda a Lisboa, e que foi salva por uns pescadores, foi mandada criar por o Rei D.Luís que a tomou sob a sua real protecção.

11 de Maio - O Príncipe D.Carlos, a Princesa Amélia e o Infante D.Afonso fizeram uma viagem a Setubal no Iate Amélia.

15 de Maio - A Família Real assistiu à XIV Exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes.

18 de Maio - Princesa D.Antónia parte para Sigmaringen.

Oferta Artística - O Conde de Franco ofereceu aos Duques de Bragança uma primorosa estátua de bronze, da poetisa Clotilde Lurvilli, esculpida pelo escultor francês Gaultherin. A estátua assenta sobre um pedestal de veludo carmezim, onde se vêem as armas dos Duques de Bragança e de Orleães, cinzeladas em prata. Um rico estojo forrado de setim, contendo as obras da célebre poetisa completa a oferta do Conde de Franco.

Junho:

1 de Junho - O Rei D.Luís reuniu-se com a assembleia geral da Academia Real das Ciências para discutirem sobre o relatório do director do dicionário de língua portuguesa.

6 de Junho - O Rei D.Luís e a Rainha D.Maria Pia assistiram à cerimónia em que foi batida a cavilha da nova canhoneira. 

Ordem de Malta - O Príncipe Real D.Carlos recebeu da Ordem Soberana de Malta a nomeação de Bailio Gran-Cruz de Honra e Devoção. Uma deputação da ordem entregou ao ministro português, junto ao Vaticano, a bulla da nomeação, as insígnias e uma carta do príncipe grão-mestre da ordem, frei João Baptista Cheschi de Santa Croce, para o Príncipe D.Carlos.

12 de Junho - Os Duques de Bragança seguiram com direcção a Piymouth, a bordo do paquete Hawarden Castle para assistirem às festas do Jubileu da Rainha Victoria. O Rei D.Luís e a Rainha D.Maria Pia acompanharam a bordo os Duques de Bragança, e as embarcações surtas no Tejo fizeram as devidas honras militares. O Hawarden Castle chegou a Piymouth há meia noite do dia 13. Os Duques de Bragança desembarcaram na manhã do dia 14. Os Duques de Bragança partiram para Londres onde chegaram na tarde desse dia. Eram esperados pelo Duque de Edimburgo, em nome da Rainha Victoria, que os acompanhou até ao Palácio de Buckingham.

Medalha de Honra - A Sociedade de Animação ao Bem, de Paris, conferiu uma medalha de honra ao Rei D.Luís pela sua tradução Shakespeare.

15 de Junho - O Imperador Pedro II do Brasil visitou Portugal.

Lápide comemorativa - É anunciado que ia ser colocada no Palácio das Necessidades, numa das paredes exteriores aos aposentos que foram habitudados por o Rei D.Fernando, uma lápida comemorativa dos serviços prestados pelo rei artista, ao progresso das artes em Portugal.

Agosto:

13 de Agosto - O Infante D.Afonso regressa a Lisboa depois de ter feito uma visita a Espanha.

31 de Agosto - O Rei D.Luís participou na Regata no Tejo promovida pela Real Associação Naval.

Setembro:

26 de Setembro - A Família Real Portuguesa começou uma visita ao norte do país. A visita durou várias semanas.

Dezembro:

2 de Dezembro - As Medalhas da Sociedade de Beneficiência Brasileira foram entregues ao Rei D.Luís e à Rainha D.Maria Pia.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.