Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Resumo do Ano da Família Real - 1888

12.04.14, Blog Real

Janeiro:

22 de Janeiro - Infante D.Afonso e Infante D.Augusto assistiram ao lançamento da primeira pedra do monumento a Fontes Pereira de Mello.

Fevereiro:

O Infante D.Afonso tirou várias fotografias de Sintra e dos arredores de Lisboa, com as quais fez um album que ofereceu à sua mãe, a Rainha D.Maria Pia.

19 de Fevereiro - Experiências de Machinas Agricolas: As experiências realizaram-se na presenças de suas altezas o Príncipe D.Carlos e os Infantes D.Augusto e D.Afonso, e grande número de convidados.

Março:

Aguarelas de Sua Alteza o Príncipe D.Carlos: Sua Alteza o Príncipe D.Carlos enviou para a exposição do Palácio de Cristal do Porto algumas aguarelas suas, para serem vendidas em benefício dos pobres daquela cidade.

Príncipes de Leon em Portugal: Os Príncipes de Leon foram convidados por Suas Altezas os Duques de Bragança para jantarem no Palácio de Belém, jantar a que assistirem os Duques de Palmela, Condes de Ficalho e de Seisal, de Sabugosa e de S.Mamede, e os srs. Duval Telles e Bernardo Pindella.

Rainha D.Maria Pia mostra a sua solidariedade para com os parentes das vítimas do incêndio do Teatro Baquet.

21 de Março - Foi mandada celebrar uma missa campal pelo sr. general José Paulino de Sá Carneiro, em acção de graças pelas melhores de Sua Magestade o Rei D.Luís.

Abril:

Por iniciativa de sua magestade o Rei D.Luís vão ser criadas escolas de artes e ofícios nos Albergues Nocturnos com semi internato para os alunos. Este melhoramento pode dar melhores resultados.

Maio:

5 de Maio - Celebrou-se na Sala do Risco do Arsenal da Marinha, uma missa de acção de graças pelas melhoras do Rei D.Luís, mandada dizer pelo sr. conselheiro Andrade Pinto, comandante geral da armada. Assistiram a este acto a Rainha D.Maria Pia, os Duques de Bragança e o Infante D.Afonso.

12 de Maio - A câmara municipal de Lisboa mandou celebrar um solene Te-Deum em acção de graças pelas melhoras do Rei D.Luís. Assistiram a Rainha D.Maria Pia, os Duques de Bragança e o Infante D.Afonso.

13 a 17 de Maio - Visita do Rei Oscar II da Suécia a Portugal.

Retrato pintado por o Rei D.Luís: O Rei D.Luís concluiu um quadro de um retrato a óleo do sr. Marquês de Alvito. O Rei estava a pintar um outro quadro do sr. Conde de Vila Nova de Cerveira.

Aguarelas do Príncipe D.Carlos: O Príncipe D.Carlos presenteou os cantores portugueses Francisco e António de Andrade com duas primorosas aguarelas de marinhas, que fez expressamente para oferecer a estes artistas.

Julho:

Foi realizada a cerimónia de inauguração da Exposição Pecuária presidida pela Família Real.

1 de Julho - No Palácio da Ajuda, sob a presidência do Rei D.Luís, a assembleia geral da direcção dos Albergues Nocturnos de Lisboa, para a apresentação do relatório desta sociedade no ano de 1887, elaborado pelo Conde de Valenças, secretário da direcção.

2 de Julho - O Rei D.Luís embarcou no couraçado Vasco da Gama até Marselha. Acompanharam o Rei até ao arsenal, a Rainha D.Maria Pia, os Duques de Bragança e o Infante D.Afonso. O Rei era esperado pelo conde de Valbom em França, ficando dois dias nesse país. O Rei depois seguiu para Gastein, estação de águas termais, situada num vale nos Alpes, na província de Salvesburgo, Áustria. 

A Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso seguiram directamente para Paris, onde foram esperados pela condessa de Valbom. A Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso ficaram entre três a quatro dias nesse país, seguindo depois até Gastein, por Strasburgo, Francfurt, Praga e Viena. 

O Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso foram depois até Turim para assistirem ao casamento do Príncipe Amadeu.

8 de Julho - Os Imperadores do Brasil estiveram no Tejo a bordo do paquete Congo, em viagem  de Marselha para o Brasil. Os Imperadores do Brasil foram cumprimentados pelo Príncipe D.Carlos.

12 de Julho - Visita à Alemanha: O Rei D.Luís foi recebido pelo Imperador da Alemanha na estação. A Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso chegaram a Strasburgo no mesmo dia, sendo recebidos pelo ministro português na Alemanha, o marquês de Penafiel. O Rei de Portugal almoçou com o Imperador da Alemanha no seu palácio e depois assistiu a uma missa. No Palácio de Postdam houve um jantar de gala em honra do Rei de Portugal. O Rei D.Luís visitou a Imperatriz Victoria e em seguida foi à Igreja da Paz orar no túmulo do Imperador Frederico III onde depositou uma coroa de lilazes com um laço azul e branco. No dia 13 de Julho houve uma parada em que o Rei D.Luís se apresentou com a farda de marechal português na qual se via o colar de Águia Negra. Depois da parada, o Rei D.Luís regressou a Berlim e foi visitar o túmulo do Imperador Guilherme I em Charlottenburgo. No dia 14 partiu para Praga, para se reunir com a esposa e o filho, que o tinham ido ali esperar, partindo depois para Ischl, onde chegaram no dia 16, sendo esperados na estação pelo Imperador Francisco José da Áustria. 

Medalha comemorativa: A Universidade de Bolonha conferiu ao Rei D.Luís uma medalha de ouro comemorativa do centenário da mesma universidade.

Viagem Real: O Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso assistiram ao jantar de gala oferecido pelo Imperador Francisco José. O Imperador deu ao Rei D.Luís a propriedade do regimento de infantaria nº5. Houve recita de gala no teatro, que foi decorado com iluminações públics em honra do Rei de Portugal. Os Reis partiram de Ischl para Viena no dia 18. O Imperador Francisco José, a Imperatriz Isabel, a Princesa Imperial, o Príncipe Herdeiro Rodolfo e a Arquiduquesa Valéria acompanharam os Reis de Portugal e o Infante D.Afonso à estação onde se despediram muito afectuosamente. Em Viena, os Reis de Portugal e o Infante D.Afonso receberam a visita da arquiduquesa Elisa e de outras pessoas da corte austriaca. No dia 20 jantaram no Luxemburgo com o príncipe e a princesa imperial, que vieram expressamente de Ischl. No dia 21 assistiram à soiree dada em sua honra pelos arquiduques Renier. No dia 22 partiram para Gastein, a Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso. O Rei D.Luís partiu para Simbach, na fronteira da Baviera, seguindo para Munique, onde ficaram dois dias. Visitou vários edíficios públicos, e assistiu a uma recita do teatro, onde foi cumprimentar ao camarote o Rei Luís Fernando. No dia 25 de manhã partiu para Nutemberg, hospedando-se no Hotel da Baviera. Foi visitar várias antiguidades históricas, e no dia seguinte partiu para Reinhardsbrum, indo visitar o duque Ernesto de Saxe-Coburgo Gotha no seu castelo. Houve depois uma grande caçada.

Agosto:

30 de Agosto - O Rei D.Luís partiu de Gotha, com destino a Sigmaringen, onde chegou no dia 31 de Agosto, hospedando-se no Hotel Inglês. 

Setembro:

1 de Setembro - O Rei D.Luís chegou a Sigmaringen, onde era esperado pela sua irmã, a Princesa D.Antónia, que estava acompahada do marido e do filho. Mais tarde chegaram a Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso.

3 de Setembro - Realizou-se o juramento do Príncipe D.Carlos, regente do reino na ausência do Rei D.Luís. O juramento realizou-se com o cerimonial do costume.

7 de Setembro - O Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso partiram para Turim.

11 de Setembro - O Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia de Sabóia e o Infante D.Afonso assistiram ao casamento do Príncipe Amadeu, Duque da Aosta com a Princesa Maria Leticia Napoleão em Turim.

29 de Setembro - O Príncipe D.Carlos e a Princesa D.Amélia entregaram os prémios aos vencedores da regata.

Outubro:

É noticiado que o Infante D.Augusto adoeceu com uma pleurisia e endopericardite, que colocou a sua vida em perigo. Mas terá melhorado. Os médicos que o assistiram foram Arthur Ravara, Oliveira Feijão e Barros da Fonseca.

Viagem Real: O Rei D.Luís, a Rainha D.Maria Pia de Sabóia e o Infante D.Afonso continuam em Monza. O Rei D.Luís saiu de Monza e chegou a Spezia, onde ficou três dias. No dia 7 chegou a Barcelona. No dia 10 partiu para Madrid onde ficou hospedado no Palácio Real.

15 de Outubro - Rei D.Luís regressa a Lisboa.

Dois filhos do Rei do Congo, D.Álvaro de Água Rosado e D.Álvaro de Água Rosado Junior vieram expressamente a Portugal cumprimentar o Rei D.Luís.

Viagem Real - A Rainha D.Maria Pia e o Infante D.Afonso chegaram a Viena de Áustria no dia 24. No dia 16 a Rainha ofereceu um jantar a que assistiu o ministro português e a sua esposa. No dia 27 convidou para jantar os arquiduques Reirnier e a embaixada portuguesa. No dia 29 partiram de Viena para Paris e Espanha, passaram ainda pela Bélgica onde foram recebidos pelo Rei Leopoldo, regressando depois a Portugal.

31 de Outubro - O Rei D.Luís e o Príncipe D.Carlos assistiram à inauguração do novo edíficio da Escola Marquês do Pombal em Alcântera.

Novembro:

O Rei D.Luís e a Rainha D.Maria Pia visitaram a exposição de escultura de Thomaz Costa.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.