Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Paço Ducal de Vila Viçosa conta-nos quem foi o curioso e esquecido Infante D. Afonso Henriques

19.02.20, Blog Real

de44_0.png

No próximo sábado, dia 22 de fevereiro, pelas 11 horas, o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança no Paço Ducal de Vila Viçosa, apresenta uma conferência sobre o Infante D. Afonso Henriques, o curioso e esquecido Duque do Porto, de quem se sabe muito pouco, excepto que teve um papel secundário por ser irmão do rei D. Carlos I e o último vice-rei da Índia.

A conferência é proferida pelo especialista João Vaz, do Palácio Nacional de Mafra.

João Barreto de Morais Vaz, nascido em 1954, é licenciado em História, mestre em História da Arte, técnico superior da DGPC, tendo sido conservador das coleções de Pintura e Desenho no Palácio Nacional da Ajuda (1999-2019) e conservador das coleções de Pintura, Desenho e Escultura no Palácio Nacional de Mafra (desde 2019).

Publicou o livro “A Pintura Mural do Real Paço da Ajuda. 1796-1833 – Imagens do Poder”, Foi Comissário científico da exposição “Um Olhar Real. A Obra Artística da Rainha D. Maria Pia. Desenho, Aguarela e Fotografia”

Colaborou em diversos catálogos de exposições, publicou artigos vários no âmbito da História da Arte, colaborou também em estudos de impacte ambiental, na área da Cultura e foi professor de História e Português na Escola Padre Francisco Soares (Torres Vedras), onde também exerceu os cargos de vogal e Presidente do Conselho Diretivo.

Fonte: https://tribunaalentejo.pt/