Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Qua | 11.12.19

Palácio da Pena reconstitui a “primeira árvore de Natal” portuguesa

Blog Real

família real (2) (1).jpg

É o Pinheiro da Pena e está exposto no palácio que se deve à iniciativa de D. Fernando II, o rei que, para mais, não só é considerado o responsável por introduzir a árvore de Natal em Portugal, como também o primeiro cartão de Boas Festas de que há registo no país – datado de 1839, era destinado aos seus familiares e um deles está nas colecções da Rainha Vitória​.

O Palácio Nacional da Pena, em Sintra, aproveita a época para mostrar a “reconstituição histórica inédita” da Árvore de Natal de D. Fernando II, que estará em exposição no Salão Nobre do monumento até 6 de Janeiro, Dia de Reis. 

“Na época em que reinou com D. Maria II, o Natal no Palácio das Necessidades (em Lisboa) era celebrado em torno de um pinheiro trazido propositadamente do Parque da Pena”, explica a Parques de Sintra em comunicado. “A memória dessas noites foi-nos deixada por D. Fernando II através de duas gravuras de sua autoria e foram estes testemunhos visuais, acompanhados de uma ampla investigação histórica, que permitiram concretizar com rigor esta reconstituição”, adiantam.

Além do pinheiro estarão também expostas “reproduções à escala da decoração”. Resultam de um “trabalho de manufactura especializada”, sendo baseados nos “conhecimentos históricos e técnicos reunidos pela equipa do palácio” e recorrendo à “utilização de materiais idênticos aos originais e a técnicas de execução tradicionais”.