Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Primeira mulher eleita para a presidência da Causa Real

30.10.18 | Blog Real

As reais associações que integram a Causa Real elegeram este domingo, em Rio Maior, a primeira mulher para a presidência da associação que representa o ideal monárquico em Portugal.

Teresa Côrte-Real, professora no Colégio de Santa Doroteia e formada em Relações Internacionais, liderava a única lista candidata aos órgãos sociais da Causa Real e sucede a António de Souza-Cardoso.

A eleição resultou do voto dos 80 delegados presentes no XXIV Congresso da Causa Real, que decorre este fim de semana em Rio Maior e representando as Reais Associações existentes no continente e ilhas.

A nova presidente explicou ao DN que aceitou candidatar-se com "a missão muito clara de demonstrar a atualidade da solução monárquica".

Isso passa por "dois pontos muito importantes", referiu Teresa Côrte-Real: promover o "património comum que apenas a Monarquia pode representar" como fator de união e "a valorização do mundo português, da comunidade lusíada espalhada no mundo" e que tem em D. Duarte, Duque de Bragança, um elemento agregador.

Eleita para um mandato de três anos, Teresa Côrte-Real disse ir liderar uma "lista de continuidade em que entram pessoas novas" e com uma "representação transversal a todo o país em termos de origens profissionais e etárias".

"Achamos que é possível construir algo de diferente e há uma alternativa que pode aumentar a soberania e a coesão nacional" dada a sua "natureza inclusiva", enfatizou a primeira presidente da Causa Real.

A Causa Real é uma associação que visa a defesa do ideal monárquico, da instituição real "e no limite a restauração da monarquia em Portugal", lê-se na respetiva página oficial na Internet.