Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Resumo do Ano da Família Real - 2001

21.09.20, Blog Real

Resumo do ano de 2001 da Família Real Portuguesa:

Abril:

20 de Abril - Presença dos Duques de Bragança nas cerimónias comemorativas do V Centenário do Mosteiro dos Jerónimos.

22 de Abril - Participação de S.A.R. o Duque de Bragança na Missa e procissão do Santo Milagre que se realiza em Santarém desde a Idade Média.

27 de Abril - Concerto de Gala no Palácio Nacional de Queluz com a presença dos Senhores Duques de Bragança, o Príncipe Eduardo de Inglaterra e a Condessa de Wessex.

28 de Abril - Deslocação de SS.AA.RR. a França para assistir ao casamento do Principe d'Arenberg.

Maio:

2 de Maio - As Festas da Rainha Sta. Mafalda em Arouca contaram com a presença do Duque de Bragança que foi recebido por S. Exa. o Presidente da Câmara Municipal à porta da Igreja, às 16 horas, assistindo depois à tradicional procissão e a um jantar. Refere-se que Santa Mafalda pertenceu à Família Real Portuguesa.

4 de Maio Visita de S. A. R. à AMI organização internacional de voluntários com sede em Lisboa, dirigida pelo Dr. Fernando Nobre.

8 de Maio - Almoço no Castelo de Vaduz com Suas Altezas Sereníssimas o Príncipe Soberano do Liechtenstein, a Princesa e o Príncipe Herdeiro. O Príncipe é bisneto de S.M. o Rei Dom Miguel.

9 e 10 de Maio -Em Nancy celebraram-se as bodas de ouro de S. A. I. R. o Arquiduque Otão da Áustria e da Arquiduquesa Regina. A Câmara Municipal e muito povo participaram nas cerimónias tal como acontecera há 50 anos por ocasião do Casamento. O Imperador da Áustria é também Duque de Lorena, cuja capital é Nancy.
Os Duques de Bragança foram também recebidos pela direcção e muitos sócios do Centro Português de Romont na Suíça.

11 de Maio - Sua Excelência Reverendíssima o Bispo de São Tomé e Príncipe Dom Abílio Ribas, deslocou-se a Sintra para impor a insígnia da Cruz de Mérito da Confraria de São Tomé Apóstolo a Sua Alteza Real a Senhora Dona Isabel Duquesa de Bragança no âmbito da sua acção benemerente e caritativa para com os mais desfavorecidos, designadamente das crianças e dos idosos. A Cruz de Mérito da Confraria de São Tomé Apóstolo é atribuída a individualidades que prestem eminentes serviços à Diocese de São Tomé e Príncipe.

14 de Maio - Recepção em Lisboa e na Residência Particular de S.A.R. do Senhor H. Abrabanel, herdeiro do famoso Ministro do Rei Dom João V, Isac Abrabanel seguindo-se uma visita à Beira Baixa organizada pela Junta de Turismo da Serra da Estrela. Esta iniciativa enquadra-se no projecto de trazer a Portugal os Norte-Americanos descendentes de Sefarditas Portugueses, com o intuito de reatarem as raízes históricas.

16 de Maio - Homenagem aos militares que morreram na batalha de Albuhera, travada em 1811 contra o exército napoleónico. Esta cerimónia contou com as presenças dos Duques de Wellington e dos Duques de Bragança onde foi inaugurado um monumento comemorativo. A Homenagem teve o seu início às 11:00 na praça da aldeia de Albuhera, perto de Badajoz. Contou com a presença de unidades militares espanholas, inglesas e portuguesas. Após as 18:00 houve uma reconstituição histórica da época com menestréis e grupos de dança na mesma aldeia.

18 de Maio - "Jantar da Primavera" organizado pela Real Associação do Porto, contando com a presença dos Duques de Bragança.

31 de Maio - Presença de SS. AA. RR. na Festa Azul, organizada pela Real Associação de Lisboa.

31 de Maio - Entronização do Senhor Dom Duarte na Confraria do Queijo de São Jorge durante a IV Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (Porto de 31 de Maio a 3 de Junho).

Junho:

2 e 3 de Junho - Congresso da Causa Real em Aveiro. Os Senhores Duques de Bragança presidiram à cerimonia de encerramento.

9 de Junho - Homenagem ao cantor luso-brasileiro Roberto Leal em Ourém (15:00), que contou com a presença do Duque de Bragança e o Presidente da Câmara de Ourém, entre outras individualidades.

10 de Junho - O Senhor Dom Duarte inaugurou em Bragança a Av. Duques de Bragança e à tarde assistiu a um convívio aberto organizado pelas Reais Associações Nordestina e a de Trás-os-Montes e Alto Douro.

12 e 15 de Junho - I Congresso Internacional organizado pela Fundação CIVIS subordinado ao tema "O Homem contra o meio ambiente". Este congresso realiza-se em Madrid e a directora da conferência é a Princesa Maria Teresa de Bourbón-Parma. 

23 Junho - A Família Real visitou Almeida e Castelo Rodrigo que também fazem parte das vilas históricas da Beira Alta. Realizou-se um almoço com os presidentes das respectivas Câmaras e outras autoridades. A visita realizou-se a convite das respectivas Câmaras Municipais e da Real Associação da Guarda.

24 Junho - A convite da CM Trancoso, os Duques de Bragança e seus filhos visitaram a Feria Medieval e assistiram ao desfile comemorativo do casamento D'El Rei Dom Dinis com a Rainha Santa Isabel. A R.A. de Coimbra organizou uma excursão para acompanhar a Visita Real a essas duas vilas, notáveis pela sua beleza e grande interesse histórico. A população de Trancoso manifestou todo o seu carinho à Família Real.

30 de Junho - Viagem numa antiga fragata do Tejo à Trafaria, onde os Duques de Bragança participaram numa cerimónia comemorativa do centenário da visita de S. M. a Rainha Dona Amélia. Esta visita foi organizada pela Real Associação de Lisboa e contou com a população da Trafaria.

Julho:

5 Julho - Visita da S.A.R. a Braga para o lançamento do livro "Os Conspiradores no Sul da Galiza" subordinado ao tema as "Incursões Monárquicas de Paiva Couceiro". A publicação da Real Associação de Braga contou com o patrocínio do Governo Civil de Braga registando-se a presença de individualidades políticas, civis e religiosas.

7 Julho - Presença de S.A.R. na Tourada Real realizada na Vila de Alcochete.

13 de Julho - Presença dos Duques de Bragança em Évora na Corrida Real, organizada pela respectiva Real Associação.

15 a 17 Julho - Comemorando a chegada do Rei Dom Carlos aos Açores, a Família Real visita o arquipélago. Em Ponta Delgada SAR assiste, como convidado da Câmara Municipal, às cerimónias evocativas da visita de SM o Rei Dom Carlos I, o mesmo sucedendo no dia seguinte na cidade da Angra. Na Terceira terá também lugar um almoço de convívio com monárquicos e simpatizantes, organizado pelo núcleo local da Real Associação.

21 de Julho - Em Salvaterra terá lugar um arraial de convívio organizado pela Real Associação do Ribatejo pelas 19:00. Às 22:00 começa a Corrida Real, presidida por SAR o Duque de Bragança e pela Senhora Presidente da Câmara Municipal.

22 de Julho - Acompanhado pelo Presidente da R.A. de Lisboa o Senhor Dom Duarte presidirá ao Concurso Hípico do Vimeiro.

25 de Julho - O Senhor Dom Duarte presidiu em Ourique às celebrações da batalha de Ourique, na qual Dom Afonso Henriques comandou os Portugueses e os Cavaleiros Templários que derrotaram os Mouros. Nesse dia, feriado municipal, realizou-se também um excelente “torneio medieval”.

Agosto:

8 de Agosto - Início da visita da Família Real à Figueira da Foz e Coimbra, terminando dia 11.

10 de Agosto - Arraial organizado pelas Reais Associações da Região Centro. A festa de convívio realizou-se na praça de touros da Figueira da Foz, repleta de monárquicos e simpatizantes. De manhã a Família Real visitou o Presidente da Câmara, Dr Pedro Santana Lopes, que entregou ao Duque de Bragança a Chave de Ouro da Cidade e afirmou considerar que a interdição de uma consulta ao povo português sobre a Monarquia era uma atitude anti-democrática e um insulto aos nossos parceiros da União Europeia que vivem nesse regime. Durante a estadia na Figueira visitaram também a Câmara Municipal de Cantanhede e a típica Freguesia da Tocha.

18 de Agosto - No Santuário de Santo Ambrósio, perto de Macedo de Cavaleiros, o Duque de Bragança participou na homenagem ao imigrante e aos quinhentos anos do Brasil promovida pelo cantor luso-brasileiro Roberto Leal na sua terra natal. Antes de cantar o Hino Nacional, o cantor explicou ao público que Portugal precisava de um Rei para voltar a ser um país credível, tal como o são as outras Monarquias, explicando em breves palavras as suas vantagens. Terminou com três vivas ao Rei, a que o público respondeu com entusiasmo. Durante o concerto a que assistiram mais de cinquenta mil pessoas, foi exibida uma réplica da bandeira portuguesa que flutuava nas caravelas.

25 de Agosto - A convite do Presidente da Câmara de Lagoa, Dr Joaquim Piscarreta, a Família Real visitou a FATACIL, conhecida como sendo a mais importante Feira do Algarve.

29 de Agosto - Concerto de música clássica organizado pela Associação de Amizade Portugal-Timor no Cinema Tivoli, em Lisboa, às 21:45. Há bilhetes desde 1000$00. A apresentação está a cargo de Elsa Saque e Nuno Vieira de Almeida. Na qualidade de membro da Comissão de Honra, o Duque de Bragança estará presente.

30 de Agosto - O Duque de Bragança assegura a sua presença no concerto de música ligeira a realizar no Pavilhão dos Desportos pelas 22:00 que conta com as participações de alguns nomes como Sérgio Godinho, Vitorino ou Jorge Palma.

Setembro:

7 de Setembro - Com a presença dos Duques de Bragança, da Família Real Búlgara e com o apoio da Real Associação do Ribatejo realiza-se em Coruche uma “Tourada Real “ em benefício de obras de caridade na Bulgária. No dia seguinte terá lugar o casamento da sobrinha de S. M. o Rei Simeão II - a Senhora Dona Alexandra-Nadejda Saxe-Coburg Chrobok com o Senhor Jorge Champalimaud Raposo de Magalhães, na Igreja de Stº António do Estoril.

15 de Setembro - Visita privada a algumas regiões de Trás-os-Montes, havendo um convívio popular aberto a todas as pessoas interessadas entre as 15:30 e as 17:00, oferecido pelo Dr Eduardo Seixas na sua Quinta de Santa Júlia em Peso da Régua.

23 de Setembro - O Duque de Bragança visitou o Concelho de Castelo de Paiva, tendo a população tido oportunidade de conviver de perto com o Duque de Bragança. Após o almoço o Senhor Presidente da Câmara mostrou aos visitantes os principais locais de interesse do Concelho, que apesar de estar bastante isolado por causa das difíceis vias de acesso e do seu mau estado, conseguiu que no recente parque industrial se fixassem várias fábricas de excelente qualidade. A Direcção da Real Associação de Aveiro acompanhou a visita e participou na sua organização. 

Outubro:

4 de Outubro - Recepção da Família Real em Nova Iorque pela American Sephardic Federation, (Federação que representa os cerca de 4 milhões de descendentes de judeus portugueses e espanhóis que emigraram para os E.U.A.).

5 de Outubro - Presença do Duque de Bragança num jantar de convívio organizado pela da Real Associação de New Jersey. As inscrições podem ser feitas para a Direcção ao cuidado do Sr Manuel Viegas. O tema do jantar será "Independence Day, Dia da Independência de Portugal ou do Tratado de Zamora". Será bilingue uma vez que muitos dos associados não falam português, são descendentes de portugueses.

6 de Outubro - Início da Visita Oficial ao Canadá e convívio com a comunidade local portuguesa.

19 de Outubro - A Duquesa de Bragança participa num jantar num Centro de Acolhimento de Crianças.

20 de Outubro - Os Duques de Bragança marcam a sua presença num Jantar organizado pela Real Associação do Porto.

21 de Outubro - O Duque de Bragança participou na Conferência " Diálogo entre as Civilizações ", organizado pela Comunidade Islâmica de Lisboa.

24 de Outubro - Pelas 23:00 o Duque de Bragança participa num programa da RTP2 onde se discute o futuro da agricultura portuguesa.

27 de Outubro - Os Duques de Bragança assinalam a sua presença num almoço na Embaixada Portuguesa em Londres.

28 de Outubro - Na sequência dos 80 anos de Sua Majestade o Rei Miguel da Roménia, SSAARR os Duques de Bragança participam num jantar organizado pelo Príncipe de Gales na sua residência de Highgrove.

Novembro:

22 Novembro - Os Duques de Bragança marcam a sua presença no Jantar dos Conjurados do centro do País que decorre em Coimbra.

27 de Novembro - Em Fátima, a Família Real encontra-se com Sua Santidade o Dalai-Lama que vem em peregrinação pela Paz no Mundo e pelo fim da opressão dos povos mais abandonados. A visita a Portugal de Sua Santidade inclui uma conferência no Porto e outra em Lisboa. 

30 de Novembro - À semelhança de anos anteriores a Família Real, estará presente no Jantar dos Conjurados a realizar em Lisboa. 

Dezembro:

1 de Dezembro - Leitura da Mensagem do Primeiro de Dezembro no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Pela noite teve lugar o Jantar dos Conjurados do Norte. Os Duques de Bragança tiveram ainda oportunidade de visitar o Centro Histórico.

7 de Dezembro - Pelas 19:30 na Ribeira de Niza decorre o Jantar dos Conjurados da Real Associação de Portalegre.

8 de Dezembro - Presença da Família Real em Vila Viçosa no seguimento das cerimónias de Nossa Senhora da Conceição.