Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Resumo do Ano da Família Real - 2006

15.10.20, Blog Real

Resumo do ano de 2006 da Família Real Portuguesa: 

Janeiro:

31 Janeiro - Entrevista de S.A.R. o Senhor Duque de Bragança no programa "Pessoal e Transmissível" de Carlos Vaz Marques, na TSF.

Fevereiro:

1 Fevereiro - Inauguração da lápide comemorativa do Regicídio de S.M. El-Rei Dom Carlos I e do Príncipe Real Dom Luís Filipe na Ala Norte do Terreiro do Paço.

23 Fevereiro-4 Março - Os Senhores Duques de Bragança foram em peregrinação à Terra Santa. A peregrinação foi dirigida pelo Monsenhor João Seabra e visitou todos os locais importantes da vida de Cristo. Os peregrinos visitaram também o Patriarca Latino de Jerusalém. Para além destas visitas de ordem espiritual, o Senhor Duque de Bragança realizou visitas particulares ao Rabino Mor Sefardita de Jerusalém, ao Presidente da Grande Mesquita de Jerusalém, ao Museu da Diáspora que ensina a história do povo judeu no mundo, etc. O Embaixador de Portugal, Dr. Pedro Nuno de Melo Bártolo, ofereceu um jantar onde estiveram presentes pessoas de vários sectores da vida israelita. O Senhor Dom Duarte estabeleceu contactos com instituições que promovem o progresso na agricultura e na cooperação internacional.

Março:

6 Março - Participação na Assembleia-Geral da CONFAGRI que teve lugar nas instalações da União das Cooperativas Leiteiras, em Vila do Conde.

11 Março - Visita à Base Aérea do Montijo acompanhado do Real Motoclube de Lisboa.

17 Março - Conferência realizada pelo Senhor Dom Duarte no Centro Paroquial do Feijó, concelho de Almada, às 21h30. Entrada livre.

23 Março - Jantar para entrega de prémios no Clube Hípico D. Carlos I, no Guincho. A escola de equitação deste clube tem um programa hípico destinado a crianças com problemas mentais, feito por voluntários.

29 Março - Visita a S.A.S. o Príncipe reinante do Liechtenstein, em Vaduz.

31 Março - Jantar a convite do Lyons Clube de Alvalade.

Abril:

19 Abril-27 Abril - Visita de S.A.R. o Duque de Bragança à Guiné-Bissau no âmbito de uma missão da Fundação D. Manuel II que pretende desenvolver mecanismos para certificação de produtos da agricultura biológica neste País Africano de Língua Oficial Portuguesa. Em declarações à Imprensa, após visitar o hospital Simão Mendes, em Bissau, o Senhor Dom Duarte disse que se deslocou a este PALOP para analisar com as autoridades locais a possibilidade de uma cooperação entre a Fundação D. Manuel II e o governo no sentido de estabelecer mecanismos para certificação de alguns produtos agrícolas, nomeadamente, o arroz e alguns frutos. De acordo com o Duque de Bragança, a Guiné-Bissau podia valorizar em mais 30 % os preços de produtos da agricultura biológica com o certificado de registo de qualidade. Os mercados da Europa e dos Estados Unidos da América seriam os principais destinos, disse o senhor Dom Duarte, dando como exemplo o arroz, alimentação base dos guineenses, produzido no sul da Guiné-Bissau pelos balantas (um dos grupos étnicos mais importantes do país). O Senhor Dom Duarte quer igualmente estudar quais as possibilidades de criação de fábricas de produção de sumos a partir de frutas guineenses, pelo que se deslocou à ilha de Bolama, no arquipélago de Bijagós, para visitar uma fábrica de transformação da castanha de caju, fundada pelo Comandante Alpoim Calvão. Antes de partir para Bolama, numa piroga da AMI (Assistência Médica Internacional, que ali opera), o Senhor Dom Duarte visitou demoradamente as instalações do maior centro hospital da Guiné-Bissau, o Simão Mendes. Na companhia de elementos da direcção do hospital, o Duque de Bragança visitou os serviços da maternidade, pediatria, cuidados intensivos e urgências, tendo elogiado o actual estado das instalações. “Estive cá há seis ou sete anos e o hospital está muito melhor, está mais limpo, tem reformadas instalações e mais bem cuidadas. Fiquei muito bem impressionado”, disse aos jornalistas, admitindo a persistência de dificuldades, sobretudo no domínio dos equipamentos. “Espero poder dar algum apoio, não sei qual será, mas vou tentar. Mas há instituições e fundações que poderiam dar apoios para ajudar a melhorar ainda mais o atendimento no Hospital Simão Mendes”, afirmou. Para o senhor Dom Duarte “era mais eficiente e mais económico” se o país obtivesse do estrangeiro os equipamentos médicos, para o combate a algumas doenças, por exemplo, máquinas de hemodiálise, em vez de mandar os doentes para tratamento no exterior. (FONTE: LUSA)

Maio:

3 Maio - S.A.R. o Senhor Dom Duarte visita Barcelos, por ocasião das Festas das Cruzes, com o seguinte programa: 10h45 - Chegada do Senhor Dom Duarte ao templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 11h - Missa Solene no templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, celebrada por S.E.R. o Arcebispo Primaz Emérito, D. Eurico Dias Nogueira. Solenidade que conta com a presença do Senhor Dom Duarte, Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, bem como individualidades religiosas, políticas e civis locais. 16h30 - Procissão de Invocação do Milagre das Cruzes. Nesta cerimónia religiosa participarão centenas de figurantes além da presença de S.A.R. o Duque de Bragança, Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e de individualidades religiosas, políticas e civis locais.

3 Maio - A Família Real assiste às tradicionais Festas das Cruzes, em Barcelos. A visita é feita a convite da Câmara Municipal e conta com o apoio da Real Associação de Braga.

31 Maio - Visita de Suas Altezas Reais a Torredeita para presidirem à Cerimónia do 40º Aniversário da Fundação Joaquim dos Santos e entregarem os diplomas aos melhores alunos dos cursos da Escola profissional daquela instituição, na presença das mais altas individualidades do Distrito. A visita tem o seguinte Programa: 12.00 Missa Solene de Acção de Graças na Igreja Paroquial de Torredeita com a Benção dos Diplomas 13.00 Almoço nas instalações da Fundação Joaquim Santos (com os alunos e professores) 15.00 Sessão Solene presidida pelos Senhores Duques de Bragança, no Solar Morgado da Torre - sede da Fundação 17.30 Merenda de sabores regionais servida no referido solar 20.00 Jantar da Real Associação de Viseu em Homenagem a Suas Altezas Reais e Comemorativo do 10º Aniversário do Baptizado do Príncipe da Beira - Solar do Dão em Viseu.

Junho:

7 Junho-16 Junho - Visita à República Popular da China para assistir à celebração dos 80 anos do Embaixador Eric Hotung, em Xangai. A seguir, o Senhor Dom Duarte visitou durante 10 dias a República de Timor-Leste, tendo tido encontros particulares com o ex Primeiro-Ministro Alkatiri e com o actual Dr. José Ramos Horta. Visitou também o senhor Presidente da República Alexandre “Xanana” Gusmão e família, em sua casa. Durante a estadia, percorreu algumas regiões de Timor, tendo visitado, em particular, a Gráfica Diocesana de Baucau, cujos modernos equipamentos foram fornecidos pela Fundação D. Manuel II e com o apoio de algumas Reais Associações. É considerada a única indústria moderna existente em Timor. O país encontrava-se em plena agitação civil e militar.

26 Junho - Os Duques de Bragança jantaram no Palácio de Buckingham a convite de S.A.R. o Duque de Edinburgh.

27 Junho - Visita à Câmara dos Lordes no Parlamento Inglês, tendo almoçado com alguns dos seus membros.

30 Junho-2 Julho - Os Duques de Bragança participaram nas festividades comemorativas das Bodas de Prata dos Grão-Duques do Luxemburgo.

Julho:

4 Julho - Os Duques de Bragança participaram nas cerimónias da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

18 Julho - A convite da Fundação Gulbenkian, os Duques de Bragança participaram nas comemorações do 50º Aniversário desta benemérita instituição.

29 Julho - O Senhor Dom Duarte presidiu ao Campeonato Internacional de Columbofilia, em Mira. O programa incluíu uma cerimónia oficial na Câmara Municipal a convite do seu Presidente, Dr. João Ribeiro Reigota, e um convívio com os cerca de 20.000 participantes e seus familiares. Durante a tarde, foi recebido na Feira Agrícola de Cantanhede, pelo senhor Presidente da Câmara, Dr. João Moura.

Agosto:

2 Agosto - A partir deste dia, a Família Real encontra-se de visita aos Açores.

30 Agosto - O Duque de Bragança concedeu a medalha de mérito da Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa, a toda a equipa e comitiva oficial da Selecção Nacional de Futebol pela prestação conseguida durante o Mundial de Futebol de 2006, que se realizou na Alemanha. A cerimónia privada, que não foi aberta aos órgãos de Comunicação Social, realizou-se no Hotel Amazónia no Jamor, às 21h, por ocasião do estágio da Selecção Nacional.

Outubro:

22 Outubro-23 Outubro - SS.AA.RR presidiram ao lançamento da obra "Dom Duarte e a Democracia" e Mendo Castro Henriques.Em Lisboa a apresentação foi feita pelo deputado Manuel Alegre e no Porto pelo Dr. Paulo Teixeira Pinto. Nessa cidade seguiu-se um concorrido jantar organizado pela Real Associação do Porto.

Novembro:

30 Novembro - Os Duques de Bragança e o seu filho, Afonso, participaram no tradicional Jantar dos Conjurados na Quinta de Santa Sofia, em São Domingos de Rana. (Aqui)

Press8[1].jpg

Dezembro:

10 Dezembro - D. Duarte, Duque de Bragança, foi entrevistado para o programa "Outras Converasas" de Maria João Avillez.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.