Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Resumo do Ano da Família Real - 2009

03.01.21, Blog Real

Resumo do ano de 2009 da Família Real Portuguesa:

Janeiro:

10 de Janeiro: S.A.R., o Senhor Dom Duarte esteve no jantar/conferencia em homenagem ao Rei Dom Carlos, no Lawn Tennis Clube da Foz. O evento foi uma iniciativa da Comissão Dom Carlos 100 anos e da Real Associação do Porto.

21 de Janeiro: S.A.R, Dom Duarte de Bragança visita a Bolsa de Turismo de Lisboa.

24 de Janeiro:  Os Senhores Duques de Bragança presidiram ao almoço do Rei organizado pela Real Associação de Santarém.
S.A.R., Dom Duarte de Bragança encerrou duas exposições alusivas ao capitão Júlio da Costa Pinto patentes na Biblioteca Municipal e na Santa Casa da Misericórdia de Santarém (monárquico que participou na Revolução de Santarém e no Golpe de Monsanto - 1919 e secretário particular da Rainha Dona Amélia)

27 de Janeiro: Os Senhores Duques de Bragança assistemà Sessão Solene de Encerramento do Centenário da morte do Rei D. Carlos I, na Universidade Católica Portuguesa, organizado pela Comissão Dom Carlos 100 anos sob o alto patrocínio da Fundação Dom Manuel II.

Fevereiro:

1 de Fevereiro: Os Duques de Bragança, D.Duarte e D.Isabel, depositaram no Panteão Real, na Igreja de São Vicente de Fora, uma coroa de flores nos túmulos do Rei D.Carlos e do Príncipe Real Luís Filipe. A homenagem serviu para assinalar os 101 anos do Regicído.

Foto0063a[1].jpg

20 de Fevereiro: S.A.R, o Senhor Dom Duarte de Bragança visita o Municipio de Bragança a convite do Presidente da Câmara, por ocasião do545º aniversário da cidade. Durante as cerimonias foi apresentado o projecto do novo Hospital com a designação " Duque de Bragança".

Março:

3 de Março: O Senhor Duque de Bragança profere discurso de encerramento no I Congresso Marquês Sá da Bandeira organizado pelo Instituto Democracia Portuguesa (IDP).

4 de Março: S.A.R., o Senhor Dom Duarte de Bragança desloca-se a Viseu para assitir à apresentação do livro de S.A., a Princesa de Kent "A Serpente e a Lua", a que se segue um jantar de beneficência organizado pela Real Associação de Viseu, a favor do Lar Escola de St. António, antiga e conhecida Instituição de apoio a crianças e jovens desfavorecidos, cuja origem esteve intimamente ligada à Rainha Dona Amélia.

6 de Março: S.A.R., Dona Isabel de Bragança participa no 1º Congresso Nacional da Maternidade, na Universidade Católica (Lisboa).

15 de Março: SS.AA.RR., Dom Duarte e Dona Isabel de Bragança apadrinham o " Troféu Dom Carlos I", prova equestre em homenagem ao Rei Dom Carlos.

29 de Março: S.A.R., Dom Duarte de Bragança desloca-se ao à Cidade do Porto a convite da Câmara Municipal do Porto para a Evocação dos 200 Anos das Invasões Francesas.

Abril:

5 de Abril: Os Senhores Duques de Bragança assistem à reconstituição da Batalha de Atoleiros a convite da Câmara Municipal de Fronteira e da Fundação Aljubarrota.

7 de Abril: Os Duques de Bragança e os seus filhos concederam uma entrevista sobre a Páscoa à revista "Flash!". (Aqui)

13 de Abril: O Senhor Duque de Bragança assiste à apresentação do Livro "Aqui d'El - Rei! " de João Mattos e Silva, Dom Vasco Telles da Gama e Nuno Pombo.

14 de Abril: S.A.R, Dom Duarte de Bragança esteve no lançamento do livro "Faiança Portuguesa- Séculos XVIII-XIX" Colecção Pereira de Sampaio no Palácio da Ajuda.

16 de Abril: SS.AA.RR., o Senhor Dom Duarte e a Senhora Dona Isabel de Bragança assistem ao Concerto do Dia Mundial da Voz no Teatro Nacional S. Carlos.

17 de Abril: O Senhor Duque de Bragança participa na Conferencia de Escolas Internacionais promovida pela Associação Prémio Infante Dom Henrique, em Cascais.
A Senhora Duquesa de Bragança esteve na inauguração do Hotel Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.
A Senhora Duquesa de Bragança é convidada de honra do Jantar de Gala organizado pela Associação Portuguesa de Hemofílicos, no Palácio dos Conde d'Óbidos, em Lisboa.
S.A.R., Dom Duarte é convidado para o jantar de homenagem a S. Exa. o Senhor Claes Nobel, organizado pelo Barclays Portugal, no Palácio Sotto Mayor Landmark Barclays Premier.

18 de Abril: Dom Duarte de Bragança participa na Conferencia "Figuras do passado, Santos de hoje, Exemplos do futuro!", sessão Comemorativa da canonização de Nun'Álvares Pereira. organizado pelo Jornal Veris e a Universidade Católica.
O Senhor Duque de Bragança tornou-se membro de honra da Confraria Gastronómica Tripas à Moda do Porto, numa cerimónia realizada no Palácio da Bolsa, no Porto, em homenagem ao seu "trabalho em termos humanos".
Os Senhores Duques de Bragança estiveram no jantar de angariação de fundos promovido pela Associação Norte, Família e Vida.

19 de Abril: S.A.R., Dom Duarte de Bragança assiste à Procissão do Santíssimo Milagre em Santarém.

20 de Abril: O Senhor Duque de Bragança é convidado para a Conferencia “Nuno Álvares Pereira – Chefe Militar” pelo General António Martins Barrento, na Reitoria da Universidade Católica.
S.A.R., Dom Duarte de Bragança assiste à ante-estreia da peça "Dom Carlos", de Teixeira de Pascoaes, no Teatro Experimental de Cascais.

22 de Abril: O Senhor Dom Duarte assiste ao lançamento da Revista da Associação da Nobreza Histórica.

25 a 27 de Abril: A Família Real Portuguesa assiste à Santa Missa de Canonização de S. Nuno Álvares Pereira, na Praça de S. Pedro, celebrada por Sua Santidade, o Papa Bento XVI.
SS.AA.RR. estiveram também na Vigília de Oração na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma e nas celebrações na Basílica de S. Paulo Fora de Muros, presididas por Sua Eminencia., o Cardeal Patriarca de Lisboa.

29 de Abril: O Senhor Duque de Bragança co-apresenta o livro "Salazar e o Rei (que não foi)" do Prof. Doutor Fernando Amaro Monteiro.

Maio:

9 de Maio: S.A.R. o Duque de Bragança acompanhou a visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI à Terra Santa.

12 de Maio: O Senhor Duque de Bragança assiste à Santa Missa no Vale de Hebron, junto ao Monte das Oliveiras, tendo em seguida almoçado com Sua Santidade o Papa, no Patriarcado Latino de Jerusalém.

13 de Maio: Integrado na Ordem do Santo Sepulcro, o Duque de Bragança participou na Missa Papal, celebrada junto à Igreja da Natividade em Belém, na presença de milhares de palestinos. Durante a tarde realizou-se a Visita Papal a um acampamento de refugiados situado junto ao gigantesco muro que separa os dois territórios.

14 de Maio: O Senhor Duque de Bragança assistiu à missa celebrada pelo Santo Padre para mais de 40 mil pessoas em Nazaré, cidade que é habitada maioritariamente por árabes cristãos com cidadania israelita.

16 de Maio: D. Duarte, Duque de Bragança esteve em Sesimbra, numa visita integrada num conjunto de iniciativas dedicadas ao rei D. Carlos, a convite da Câmara Municipal de Sesimbra.

16 e 17 de Maio: A Família Real assiste às Cerimonias do Cinquentenário do Cristo Rei.

17 de Maio: S.A.R., Dom Duarte de Bragança esteve em Vila Nova da Barquinha, na iniciativa Salvar a Terra e a Água, promovida pelo Instituto Democracia Portuguesa.

19 de Maio: O Senhor Dom Duarte participa no colóquio “S. Nuno de Santa Maria - A actualidade de uma Canonização” promovido pela Rádio Renascença, que contou com a presença do Cardeal D. José Saraiva Martins e o Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz.

24 a 26 de Maio: S.A.R. Dom Duarte de Bragança desloca-se aos Açores a convite da Santa Casa da Misericordia da Ilha Terceira onde visita o Museu do Vinho e participa no 1º Jantar do Rei . O Senhor Duque de Bragança encontra-se com o Representante da República para os Açores e os Presidentes das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

28 de Maio: SS.AA.RR. participam no 125º Aniversário da fundação do Jardim Zoológico de Lisboa.

31 de Maio: S.A.R., Dom Duarte de Bragança presta tributo a São Nuno de Sta. Maria, por ocasião da inauguração do Trilho do Condestável, a convite da Câmara Municipal de Montalegre e da Freguesia de Salto, iniciativa à qual se associou a Real Associção de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Programa:

          10h00m – Recepção a S.A.R. Dom Duartede Bragança

          10h30m – Inauguração do trilho do Condestávelpor um numeroso grupo de caminheiros.

          11h00m – Missa solene na igreja matriz de Salto

          12h00m – Descerramento de placa junto ao monumento ao Condestável

          15h00m – Conferência  sobre a vida e obra de Nuno Álvares Pereira com a participação de:

          - Presidente da Câmara Dr. Fernando Rodrigues

          - Dr. Barroso da Fonte – “D. Leonor de Alvim uma mulher de Barroso”

          - Prof. Dr. Saul Gomes – “D. Nuno Álvares Pereira, Senhor de Montalegre, guerreiro e monge”

          - S.A.R.o Duque de Bragança- encerramento
 
Junho:
6 de Junho: O Senhor Duque de Bragança preside à sessão de encerramento do 15º Congresso da Causa Real, que este ano se realiza na Sociedade de Geografia de Lisboa.
10 de Junho: S.A.R., Dom Duarte de Bragança participa na Santa Missa por Intenção de Portugal e de Sufrágio pelos que tombaram pela Pátria. O Senhor Duque de Bragança, membro da Comissão de Honra depositou uma Coroa de Flores junto ao Monumento de Combatentes. 
11 de Junho: Visita de Sua Alteza Real Dom Duarte de Bragança à Feira da Agricultura de Santarém a convite da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.
13 de Junho: O Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança visita a cidade de Portalegre a convite da Câmara Municipal de Portalegre e da Real Associação .
24 de Junho: Os Senhores Duques de Bragança assistem ao lançamento do livro "Nuno ÁLvares Pereira" de Jaime Nogueira Pinto.
27 de Junho: S.A.R., Dom Duarte de Bragança e o Príncipe Eduardo de Inglaterra, Conde de Wessex visitam a International School São Lourenço, numa iniciativa do Duke of Edinburgh's Award.

Julho:

10 de Julho: A Família Real, incluindo os Senhores Infantes, presidiu à XII Corrida Real, realizadaem Évora. Com a praça repleta, foi transmitido o excelente espectáculoem directo pela RTP 1. Entrevistado ao intervalo, oSenhor Dom Duarte lembrou a importância desta artena identidade culturalportuguesa, e também a sua importância na economia rural, que tem sido tão maltratada. Afirmou compreender as pessoas a quem as touradas impressionam negativamente, mas essas, para serem coerentes, deveriam preocupar-se também com a sorte das aves e outros animais criados em" baterias " e deverão deixar de comer carne. E as caçadas? Será que esta atenção especial dedicada às touradas terão motivos políticos e ideológicos?

11 de Julho: O Senhor Dom Duarte assistiu à cerimónia de abertura dos Segundos Jogos da Lusofonia, no Pavilhão Atlântico em Lisboa, tendo contactado com todas as delegações presentes. Nestas contavam-se os representantes da Guiné Equatorial, da Índia ( Goa ), da China ( Macau ) do Sri Lanca, etç. O Comité Olímpico espanhol não autorizou a presença de uma delegação da Galiza, região autónoma em que oficialmente se fala "o Português da Galiza" .

18 de Julho: Assiste às celebraçõesemhonra de S. Nuno de Sta. Maria Álvares Pereira, organizadas pelo Carmeloe pela junta de Freguesia do Crato, Vila onde terá nascido o nosso Santo.

Em seguidadesloca-se de comboio ao Porto para participarno " Jantar de Verão " organizado pela Real Associação do Porto.

Aproveitará para salientar o péssimo serviço ferroviário queserve a Cidade de Portalegre (e o Crato). Quando queremos diminuir a poluição e o desperdício energético não faz sentido construir auto-estradas por todo o ladoe desprezaros transportes ferroviários...

25 de Julho: S.A.R., o Duque de Bragança apadrinhou as festas de São Tiago de Carapeços a convite da Câmara Municipal de Barcelos. 

28 de Julho: A revista "Flash!" publicou uma reportagem com os Duques de Bragança e os seus filhos. (Aqui).

Agosto:

25 de Agosto: O Senhor Duque de Bragança visita Instituto de Investigação Científica Tropical, organismo sucessor da Comissão de Cartografia, fundada por Dom Luís em 1883 a convite do do seu Presidente o Prof. Braga de Macedo.

Setembro:

6 a 8 de Setembro: O Senhor Dom Duarte foi convidado a participar nas cerimónias da tomada de posse do novo Presidente da república da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá , no dia 7 de Setembro,em Bissau.

No dia seguinte foi a única personalidade estrangeira a ser recebida pelo novo Presidente a quem entregou algumas lembranças , incluindo uma gravura representando um mapa da região de Bissau no século dezoito.

Visitou também o Bispo de Bissau, o Senhor D. José Camnate , com quem trocou impressões sobre os apoios internacionais que procura obter para a nova Escola de técnicos agrícolas que a Diocese está a projectar.

No Hotel Coimbra, onde se alojou, recebeu diversas personalidades guineenses destacando-se o prestigiado Cheik Mamadou Djaló.

Visitou também a sede da Associação para o Desenvolvimento, que, fundada e dirigida pelo amigo de longa data Eng. Carlos Schwartz, desenvolve uma notável acção de formação profissional.

As suas visitas à Guiné enquadram-se num projecto de desenvolvimento rural e protecção ambiental, desenvolvido pela Fundação Dom Manuel II em cooperação com várias organizações não governamentais guineenses.

13 de Setembro: O Senhor Dom Duarte de Bragança esteve na Cerimonia de entrega de diplomas do II Master de Verão em Politica promovido pelo IDP (Instituto da Democracia Portuguesa).

Outubro:

3 de Outubro: O Senhor Duque de Bragança preside á Gala executada por jovens cantores onde se realizou uma Master Class com Francisco Lazaro. Este evento enquadra-se num projecto de investigação da Faculdade de Medicina do Hospital de São João, sobre a tecnica do canto do grande tenor Francisco Lazaro.

22 de Outubro: SS.AA.RR., os Duques de Bragança estiveram na apresentação da colecção de joalharia " Promessa de Amor" da Leitão & Irmão (Antigos Joalheiros da Coroa).

28 de Outubro: O Senhor Dom Duarte de Bragança assiste à sessão de lançamento do livro de João José Brandão Ferreira, «Em Nome da Pátria», na Academia Militar.

Novembro:

12 de Novembro: No Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi iniciada a constituição e posse de uma Comissão Promotora do levantamento de um Monumento a São Nuno de Santa Maria, em Barcelos, em cuja comissão de honra participa o Senhor Dom Duarte, Conde e Duque de Barcelos e o Dr. Luís Damásio, Presidente de Real Associação de Braga.

Figura intimamente ligada à história local e nacional – o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, herói da independência portuguesa, braço direito do Rei D. João I e senhor de imensas riquezas que trocou o fausto da sua fidalguia pelo recato do Convento do Carmo.

Não se pode olvidar o facto inquestionável de haver sido o homenageado 7.º Conde de Barcelos. Daí a justificação do sentimento de gratidão que tal ilustre personalidade infundiu em muitas instituições e cidadãos tocados ainda pela sua recente canonização. Esta iniciativa da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos encontrou eco em muitos barcelenses, e foi causa directa para um encontro de instituições e personalidades convidadas a integrar a Mesa da dita Comissão Promotora.

19 a 20 de Novembro: O Senhor Dom Duarte presidiu ao "Jantar dos Conjurados da Real Associação do Porto". Esse convívio de numerosos associados e simpatizantes destinou-se também à angariação de fundos que permitam à R.A.P. desempenhar a sua missão com mais eficácia.

No dia 20 embarcou no comboiopara Faro, e nessa noite presidiu a um jantar de beneficência organizado no Hotel Palácio de Estoi, proferindo em inglês uma conferência sobre a " História de Portugal no Século XX", a convite do Rotary Estoi Palace International destinada a uma audiência composta sobretudo por estrangeiros residentes no Algarve.

23 de Novembro: O Senhor Duque de Bragança esteve na apresentação do livro de Fernando Nobre - "Mais historias que contei aos meus filhos".

26 de Novembro: Os Senhores Duques de Bragança presidem em Lisboa ao " Jantar dos Conjurados", organizado pelos actuais representantes dos conjurados de 1640.

15459_104786472871467_100000203448199_125203_6574667_n[1].jpg

Dezembro:

14 de Dezembro: A convite de Sir Gavyn Arthur e em companhia do " Lord Mayor " (Presidente da Câmara ),oSenhor Dom Duarte presidiu ao Banquete Anual da " Guild of Freemen of the City of London ", no magnífico palácio de Guildhall.

As " Guild " são o equivalente às nossas antigasCorporações profissionais medievais, extintas pelo Governo da Senhora Dona Maria II , após a vitória militar das forças constitucionais em 1834, e a "Guild of Freemen" equivale à nossa "Casa dos 24 ". Os seusassociados já não tem os privilégios de outrora, masa pertença a uma Guildéuma importante garantiade qualidade no seu campo profissional.

Talvez fosse oportuno restaurar em Portugal algumas verdadeiras Corporações, à imagem destas que na Inglaterra tanto prestígio dão aos seus membros.

21 de Dezembro: Os Duques de Bragança e os seus filhos concederam uma entrevista à revista "Flash!". (Aqui)