Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Monarquia Portuguesa

Este blog pretende ser o maior arquivo de fotos e informações sobre a monarquia portuguesa e a Família Real Portuguesa.

Qua | 08.06.22

Álbum de aguarelas dos interiores dos Paços Reais da Ajuda, Cascais e Sintra

Blog Real
 

Album_aberto_180px.jpg

O álbum de aguarelas dos interiores dos Paços Reais da Ajuda, Cascais e Sintra foi encomendado ao pintor da real câmara Enrique Casanova, pela rainha D. Maria Pia, para ser oferecido ao rei D Luís I por ocasião do seu quinquagésimo primeiro aniversário, a 31 de Outubro de 1889.
 
O rei nunca chegou a ver o álbum
Contudo, a morte do rei quinze dias antes, impediu que este objectivo se cumprisse. Por este motivo, é possível que a execução das aguarelas tenha perdido o seu presumível carácter de urgência e de facto, ainda em Setembro de 1891, Casanova não tinha prontas as que retratavam os interiores da Cidadela de Cascais, sendo que, só em Setembro de 1895, a firma Leitão & Irmão, ourives da Casa Real, apresentava os desenhos para a capa do álbum. Uma vez que a rainha pretendia oferecer o álbum no ano de 1889, deveria ser essa data a figurar na capa do álbum e não a de 1939 que, concluímos, deve ter sido firmada por engano.

O álbum foi com D. Manuel II para Inglaterra e foi readquirido pelo Palácio Nacional da Ajuda em 1989
O álbum de Enrique Casanova foi herdado por D. Carlos e depois por D. Manuel II, que o conservou no Palácio das Necessidades e, após a implantação da República, na sua residência de exílio em Inglaterra. Por morte de D. Manuel II, o álbum ficou na posse da viúva, cujos herdeiros o venderam em leilão, em Junho de 1989, tendo sido, nessa data, adquirido pelo Palácio Nacional da Ajuda, voltando assim ao seu local de origem e fazendo hoje parte das colecções do palácio.
 
Fonte: https://arquivo.pt/wayback/20180413192916/http://www.palacioajuda.gov.pt/pt-PT/galeriavirtual/album/ContentDetail.aspx?id=328